FEC94Anos - A história do Fortaleza / Parte I ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

FEC94Anos - A história do Fortaleza / Parte I

Postado por Unknown às 16:39:00 segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Fala Nação Tricolor. Durante essa semana de aniversário de 94 anos do FORTALEZA o Bora Leão vai trazer uma série de matérias mostrando a história do MAIOR CLUBE DO ESTADO. Cada dia será uma época diferente da história do Leão. Hoje falaremos da fundação e o início do clube.

Bem, para falarmos de Fortaleza Esporte Clube temos que falar do seu fundador: Alcides Santos, que já havia fundado em 1912 uma equipe com nome de Fortaleza – que logo seria extinta – e em 1915 o Stella Foot-ball Club(Stella era o nome do colégio onde estudavam os filhos dos membros da alta sociedade de Fortaleza). Três anos depois Alcides Santos fundou o Fortaleza Sporting Club(primeiro nome do clube), mais precisamente em 18/10/1918. Naquele dia nascia o maior clube do estado e um dos maiores do Nordeste. Alcides Santos foi o primeiro presidente e permaneceu ligado ao Fortaleza durante 20 anos.

DÉCADA DE 1920
FEC na Década de 20
A década de 1920 foi uma das melhores da história do Leão, pelo menos no que se trata de títulos estaduais, de 10 títulos disputados o Fortaleza conquistou SETE títulos e todos de maneira INVICTA.
O Fortaleza conquistou seu primeiro título em 1920, em cima do Guarany. Em 1921 o Fortaleza apostou na prata da casa e, novamente, ganhou a final em cima do Guarany.
Em 1922 começava a maior rivalidade do futebol alencarino: Fortaleza x Ceará, o Clássico Rei. O bicampeonato de 1924/25 foi conquistado com folga.
1926 teve um campeonato muito equilibrado, porém o Leão se sagrou campeão após um jogo extra. O ticampeonato de 1926/27/28 foi conquistado com sete vitórias em sete jogos.

A MAIOR GOLEADA EM CLÁSICOS-REI

Em 1927 o Fortaleza aplicou a maior goleada em seu arquirrival CSC com um espetacular 8x0! Com gols de: Hildebrando(3), Pirão(2), Xixico, Humberto e Juracy.

*Curiosidade: Nesta década que surgiu o apelido de Tricolor de Aço, o aço por ser a mais importante liga metálica na época.

Amanhã tem mais: Década de 30 e 40! Não perca! Gostou da matéria? Compartilha no facebook/twitter e comente.


Texto: Eduardo Damasceno
Colaboração: Veronessa Lima, Marcos Matheus e Kleverton Pena Forte.
Sites referencia: Aquelas camisas, Fortaleza Nobre, Site Oficial e Wikipedia.