Naturalizados no Leão, você lembra de algum? ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Naturalizados no Leão, você lembra de algum?

Postado por Luca Laprovitera às 18:35:00 quarta-feira, 26 de agosto de 2015
Ari em 2005, pelo Fortaleza (Foto: Diário do Nordeste)
Na foto está o atacante Ari, um desconhecido familiar da torcida tricolor. Revelado pelo Fortaleza em 2005, jogou ao todo 6 partidas no time profissional e marcou 5 gols até ser negociado com o Kalmar da Suércia em 2006. Grande promessa tricolor, chegou até treinar com a Seleção Brasileira de Dunga quando a equipe enfrentou o Equador em Outubro de 2006. 

A passagem na Suécia foi rápida, mas vitoriosa, foi artilheiro da Liga Nacional em 2006 com 15 gols e na metade de 2007 se juntou ao AZ Alkmaar da Holanda. Foram duas temporadas e meia na equipe treinada por ninguém menos ninguém mais do que Louis van Gaal, técnico da Holanda na Copa do Mundo do ano passado e atual treinador do Manchester United da Inglaterra. No AZ, Ari foi campeão holandês e da Supercopa Holandesa, até no início de 2010 ser contratado pelo tradicional Spartak Moscou da Rússia. No futebol russo, já são cinco anos, foram duas temporadas e meia na primeira equipe, sendo vice-campeão russo em 2012. 
Ari atualmente pelo Krasnodar da Rússia
Em 2013, Ari chegou ao emergente Krasnodar. Ao lado do meia cearense Wanderson com quem jogou no Fortaleza em 2005 e do meia-atacante sergipano Joãozinho, fez um trio infernal, vice-campeão da Copa da Rússia e terceiro lugar no Campeonato Russo na temporada 2014-2015. Casado com a modelo Natasha Kryslova desde o fim do ano passado, a cinco anos e meio na Rússia, a naturalização do atacante é defendida pelo técnico da Seleção, o italiano Fábio Capello: "Ari é um bom jogador e essa uma conversa que provavelmente vamos ter no futuro, em particular". O jogador já enviou os documentos para a RFA (Federação Russa de Futebol) e espera apenas o retorno, o atacante seria o quarto atleta nascido no Brasil, tendo atuado no Fortaleza e por alguma Seleção Não-Brasileira, confira os outros:


-Julinho (atacante) - Peru
Desse você talvez não lembre, mas Julinho jogou no Fortaleza em 1990. Revelado pelo Vitória-BA em 1982, passou por Flamengo-RJ, Avaí-SC e Treze-PB até chegar no Leão. Nem vou me alongar muito porque eu só tinha um ano de vida. No ano seguinte, esse baiano foi para o Defensor Lima e conquistou o Peru. Ficou até 1992 lá, e em 1993 foi para o Sporting Cristal, maior equipe do país. Julinho se naturalizou em 1996 e em um ano de Seleção Peruano marcou 2 gols em 15 jogos. Por lá, ele é uma lenda, marcando sensacionais 138 gols no Campeonato Peruano e levando uma equipe peruana a uma final de Libertadores pela segunda vez na história, quando o Sporting Cristal foi derrotado pelo Cruzeiro-MG na final. Julinho se aposentou em 2004 pelo Sporting Cristal mesmo, e dois anos depois foi eleito o maior jogador dos últimos 50 anos do clube.

-Cristiano Cordeiro (zagueiro) - Hong Kong
Esse que o pessoal não vai lembrar mesmo. Vocês lembram do Sandro Preigschadt, ou Sandro Gaúcho, que fez famosa dupla de ataque no Fortaleza em 1997 com o Frank? Pois é, naquele mesmo ano, o Sandro veio junto com um irmão zagueiro, Cristiano Cordeiro, esse aí da foto. Revelado pelo Internacional de Porto Alegre, passou ainda pelo Brasil de Farroupilha-RS até chegar no Leão. Para ser sincero, nem lembro dele em campo por toda sua passagem aqui, mas em 1998 ele foi parar no South China de Hong Kong, aquela ilhazinha no Sul da China cheia de dinheiro. Ele jogou cinco anos lá, foi eleito melhor jogador do país, ganhou oito títulos entre eles o campeonato nacional e se transferiu para o Sun Hei, também de Hong Kong, onde ficou até sua aposentadoria em 2012, ganhando diversos prêmios individuais, mais nove títulos, sendo doze nacionais e indo parar na Seleção de Hong Kong. Foram 13 jogos e 1 gol no total, disputando como capitão a Copa do Leste-Asiático em 2008. Cristiano abandonou a Seleção Honconguesa em 2011 e atualmente é técnico do Eastern AA, do país asiático.

-André "Balada" Neles (Atacante) - Guiné Equatorial
Esse aqui todo mundo lembra, o famoso André "Balada" ou André Neles. Revelado pelo Atlético-MG em 1998, passou por diversos clubes como o Benfica de Portugal, Palmeiras e Inter-RS, até chegar ao Fortaleza em 2005. Acima do peso e com muitos problemas físicos, nunca chegou a emplacar no time, chegou a três vezes ensaiar retornos ao futebol cearense sem sucesso, pelo Ceará em 2009 e pelo Icasa em 2010 e 2012. Atualmente no Litoral, pequeno clube de Santa Catarina, André foi convidado em 2007 por um empresário de Guiné Equatorial para defender a Seleção do país. Foram apenas 6 jogos, marcando 3 gols, chegando a atuar em uma partida contra Serra Leoa (lembra do Aluspah também lá de 2005? País do cara) pelas Eliminatórias da Copa de 2010. Sua estréia foi boa, com gol na vitória por 3x1 sobre a Ruanda em Março de 2007, marcando inclusive o primeiro gol do jogo. Apesar de ainda ser profissional, seu último jogo com a Seleção foi em um amistoso contra Chade em 2011.

Por Luca Laprovitera