Pela valorização do nosso futebol ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Pela valorização do nosso futebol

Postado por Luca Laprovitera às 23:22:00 quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Quarta-feira, 23 de Setembro de 2015, já se passa um pouco das 22 horas e vão começar os quatro jogos envolvendo clubes brasileiros na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana. Na minha TV por assinatura, a Multiplay, sei que a Esporte Interativo Maxx e a Esporte Interativo Maxx 2 não irão transmitir, mas me sobram tantas opções, tenho Fox Sports, Fox Sports 2, ESPN Internacional, ESPN Brasil, SporTV, SporTV2, SporTV3, e ainda ajudando Globo e Band irão transmitir partidas, dá para zapear tudo, muitas opções, não é? Não é bem assim aqui no Brasil.

O jogo número um é São Paulo e Vasco pela Copa do Brasil, ele está sendo transmitido pelas duas emissoras abertas, Globo e Band. Fora elas, está no SporTV, ESPN Brasil e Fox Sports, ou seja, tenho cinco opções de canais para ver o mesmo jogo. O jogo número dois é Fluminense e Grêmio, também pela Copa do Brasil. Sua transmissão está sendo pelo SporTV 2, ESPN Internacional e Fox Sports 2, três canais, ou seja, dos sete canais disponíveis que tenho para futebol brasileiro nessa quarta-feira, seis estão com apenas duas partidas. No SporTV3, o jogo número três, o que eu escolhi para assistir, Sport Recife e Huracán da Argentina. Ainda sim, também pela Copa Sul-Americana, Atlético-PR e Brasília que era o jogo do meu interesse, só está passando para a RPC, afiliada da Rede Globo em Curitiba, isso mesmo, apenas quem mora em Curitiba pode ver esse jogo. 

Claro, você pensa, qual a importância disso para a torcida do Fortaleza? Entre 2003 e 2006, disputamos por três vezes a Série A e era raríssimo transmitir nossos jogos na TV fechada, na aberta, era um milagre. Nos últimos anos, com a Esporte Interativo abraçando o Nordestão e a Série C, além das transmissões da Verdes Mares no Campeonato Cearense, nos acostumamos a ter nosso clube sempre na TV, mas a realidade não é tão confortável. Nossos rivais estão na Série B e mesmo campeões do Nordeste, tendo uma torcida forte, não tiveram um jogo sequer transmitido pela TV aberta (RedeTV), apenas onze clubes tiveram a chance de ter suas partidas transmitidas, quase sempre em jogos contra o Botafogo-RJ. Na SporTV, nossos rivais só tiveram dois jogos transmitidos para sua torcida, nas derrotas para o Paraná, na sua estréia, e para o Luverdense, ambas no primeiro turno (deveriam mostrar mais). 

Estamos afastados dessa realidade a alguns anos e realmente esperamos retornar para ela, mas temos de estar cientes, clube e torcida que precisamos nos mover. Não quero botar o carro na frente dos bois, mas é esse tipo de elitização que torna nosso futebol um câncer, que é feito apenas para os clubes que chamamos de "do eixo" manterem seu monopólio, que torna praticamente impossível clubes como o nosso subir, se manter e um dia almejar uma disputa de igual para igual. No olhar do capitalismo é claro que não se transmite futebol por amor e sim por visibilidade, mas como criar uma visibilidade para regiões que sempre foram ignoradas? Isso não é um discurso anti-misto, é um momento de reflexão e debate, um pedido solene, valorizem o nosso futebol, assistam quando estivermos na TV, quando jogarmos em casa vamos ao estádio, vamos comprar produtos originais, apoiar nosso clube e que ainda sim, será apenas um pequeno passo para um Fortaleza maior.

Por Luca Laprovitera