10 grandes decisões no Castelão ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

domingo, 4 de outubro de 2015

10 grandes decisões no Castelão

Postado por Luca Laprovitera às 17:48:00 domingo, 4 de outubro de 2015
Torcida do Fortaleza lotando o Castelão
antes das reformas para a Copa de 2014

Nos últimos anos vimos os clubes cearenses sofrendo com uma espécie de maldição no Castelão. Nossos rivais espantaram na final do Nordestão e nós mostramos que também não temos medo quatro dias depois, com o histórico Cassiano 47. Desde que foi fundado em 1973, o Castelão foi palco de diversos jogos históricos, muitos títulos estaduais e até mesmo acesso. Relembre dez grandes jogos decisivos dentro do "Gigante da Boa Vista":

10-Fortaleza 4x2 Icasa (Campeonato Cearense de 2008)
Esse jogo teve um dos gols mais bonitos que eu já. Show de Osvaldo, Paulo Isidoro e Rômulo, o Leão já havia vencido a partida de ida por 2x0 e fechou com um espetacular 4x2 no Castelão, e conquistou o segundo título do tetracampeonato. 

9-Fortaleza 1x1 Ceará (Campeonato Cearense de 1991)
O rival era o atual bi-campeão e o Leão precisava apenas de um empate para tomar a taça. Jogo difícil e truncado, até que Mirandinha balançou as redes no segundo tempo. Os alvinegros ainda empataram, não bastava, o Tricolor de Aço voltava a levantar o troféu do estadual.

8-Fortaleza 1x1 Ceará (Campeonato Cearense de 2009)
Depois de ter caído para os rivais na semifinal do 1º turno, o Leão deu a volta por cima e bateu o Guarany de Sobral decisão do 2º turno. Na primeira final contra os alvinegros, 2x1 Leão com gol de pênalti fantasma para o Ceará e Guto garantindo a vitória tricolor no 2º tempo. Na grande decisão, saímos atrás, mas Marcelo Nicácio empatou e garantiu o terceiro título do tetracampeonato.

7-Fortaleza 1x0 Icasa (Campeonato Cearense de 2007)

Recém rebaixado para a Série B, o Fortaleza havia perdido de forma traumática o Estadual no ano anterior. Chegava na final contra um enjoado Icasa, mas Rinaldo em disparada marcou o gol do título e arrancou o Leão para o tetracampeonato. 

6-Icasa 0x2 Fortaleza (Campeonato Cearense de 2005)
Na primeira partida o Icasa venceu por 3x1, e no segundo jogo um 0x0 dava o título para o clube de Juazeiro do Norte até que Clodoaldo marcou de forma chorada aos 45 do segundo tempo e levava para a prorrogação. No início do segundo tempo, o resultado mantinha o título no interior até que Mazinho Lima faz linda jogada pela esquerda e achou Clodoaldo livre, para de novo marcar e dar um título ao Leão.

5-Fortaleza 4 (5)x(4) 4 Guarany (Campeonato Cearense de 2010)
Fortaleza e Guarany de Sobral decidiam o Primeiro Turno do Campeonato Cearense de 2010. Só que com 18 do segundo tempo, o Guarasol já vencia por 4x1 e deixava todos atônitos no Castelão. A partir do gol de Guto aos 33 minutos, a recuperação começou. Rinaldo ainda marcou duas vezes empatando a decisão e levando para os pênaltis, onde o Leão garantiu a vitória.

4-Ceará 2 (1)x(3) 1 Fortaleza (Campeonato Cearense de 2010)
FABIANOOOO!! Essa sem dúvida a maior lembrança de quem viu essa decisão. Apesar da derrota, o Leão levou o tetracampeonato nos pênaltis e Fabiano foi o grande herói. Um dia histórico para todos os tricolores.

3-Ceará 2x2 Fortaleza (Campeonato Cearense de 2015)
Papar um penta, conquistar um título em cima do maior rival depois de passar cinco anos sem ganhar nada e a seis temporadas na Série C, da falha de Deola, a virada alvinegra e o heroísmo de Cassiano, a decisão desse ano mostra que podemos virar o pesadelo do Castelão.

2-Fortaleza 3x1 Ceará (Campeonato Cearense de 1974)
Esse não vou ter vídeo, mas tenho narração. Não é só pela final, é pelo momento. O Leão precisava vencer o Ceará três vezes para ser campeão, isso tudo em uma só semana. Fez 4x0 na quarta e garantiu o título do segundo turno, 1x0 na primeira final no domingo e 3x1 na outra quarta garantindo a taça, três vitórias em uma semana e o bi-campeonato cearense.

1-Fortaleza 2x0 Avaí (Campeonato Brasileiro - Série B de 2004)
Uma lista que motiva para um acesso precisa terminar com um, não é? O Fortaleza precisava bater o Avaí por dois gols de diferença e ainda tinha que torcer para o Brasiliense já campeão e com time misto bater o Bahia em plena Fonte Nova lotada. Marcelo Lopes e Ronaldo Angelim garantiram o resultado, e em Salvador, 3x2 para o time candango, o Fortaleza voltava a Primeira Divisão para a alegria dos 24 mil fiéis daquele sábado a tarde.

Por Luca Laprovitera