Campeonato Cearense de 2016 já tem tabela ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Campeonato Cearense de 2016 já tem tabela

Postado por Luca Laprovitera às 16:47:00 segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Em Janeiro de 2016 começará 102ª edição do Campeonato Cearense, o Fortaleza chega para participar pela 95ª vez e lutar pelo pelo seu 13º bicampeonato na história. Com um segundo semestre mais do que decepcionante para o futebol cearense, podemos dizer que o "manjadinho" não é nada esperado pelos torcedores. Mas temos que admitir, não tem pauta, clube fechado, só nos resta olhar pro futuro e falar disso. 

Alguns dias, a FCF separou os grupos e estamos no Grupo A1 com Icasa, Itapipoca, Maranguape e Uniclinic. No Grupo A2 estarão Ceará, Guarani de Juazeiro, Guarany de Sobral, Quixadá e Tiradentes. Assim como em 2015, os três melhores avançam em cada grupo, onde cada qual enfrenta duas vezes seus adversários de grupos. Depois serão divididas duas fases, os três melhores de um grupo enfrentarão duas vezes os três melhores do outro, e os dois piores dos dois irão jogar uma "Quadrangular do Rebaixamento" ou melhor "Grupo da Morte", os dois piores caem. Voltando a parte que queremos, os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais, onde a soma das duas fases irão definir quem se enfrenta, a melhor campanha no geral enfrenta a pior. 

Pela terceira vez em sua história, o Fortaleza estreia contra o Itapipoca. o "Moleque Travesso" já disputou 19 vezes o estadual, tendo suas melhores em campanhas em 1999 e 2007 quando ficaram em 4º lugar.

As outras duas vezes que o Tricolor estreou contra o Itapipoca, o Leão foi campeão cearense. Em 2007, derrota por 2x1 e em 2009, vitória por 4x1, ambas no PV.

Os outros times que o Leão enfrentam são velhos conhecidos, Icasa e Maranguape foram adversários do Fortaleza nesse ano. Desde sua refundação em 2002, o Icasa joga seu 12º estadual, rebaixado no Brasileiro pelo segundo ano seguido, saindo da B para D em apenas um ano, o time do Cariri tenta repetir outras boas campanhas como os vice-campeonatos em 2005, 2007 e 2008. No último estadual foi 3º lugar.

Fundado em 2001, o Maranguape passou alguns anos afastados da elite depois que caiu em 2010, voltando ano passado e ficando em 6º lugar. O "Gavião da Serra" quer repetir suas boas campanhas do início de história quando foi 3º lugar em 2002 e 2003, chegando até a decidir turnos. 

Atualmente campeão da Segunda Divisão Cearense, o Uniclinic é conhecido como uma espécie de filial do Fortaleza pela proximidade entre as diretorias, passou por maus bocados e estava afastado da Primeirona desde 2008. O time que chegou a fazer boas campanhas na década passada foi até 3º lugar em 2004 e finalista de turno em 2005. Em 2013 chegou até a cair para a Terceira do Estadual, mas foi campeão em 2014 e hoje retorna a elite. 

Além de tudo existe a possibilidade de Ceará e Fortaleza pagarem jogos de suspensão pelas brigas na final desse ano. O alvinegro pegou 14 jogos e Leão 19 de gancho. O Ceará já pagou dois deles e tem pelo menos mais duas para para pagar até o fim da Fares Lopes, já o Leão também pagou dois, mas a uma vitória da classificação, terá pelo menos mais três jogos a pagar. O que melhora um pouco é que a FCF está recorrendo ao caso e quer portões abertos para as duas maiores forças do estado no Estadual. Por enquanto a decisão está suspensa, e os clubes poderão, pelo menos por enquanto, ter a suas torcidas durante a competição.



Por Luca Laprovitera