Jogadores tricolores na Seleção ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Jogadores tricolores na Seleção

Postado por Luca Laprovitera às 18:32:00 terça-feira, 13 de outubro de 2015
Revelado pelo Fortaleza em 2006, Osvaldo se destacou
no São Paulo e chegou até a Seleção em 2013
Apesar de grande tradição no futebol nordestino e alguns voos incríveis no futebol nacional, os clubes cearense jamais deram atletas para a Seleção Brasileira Principal. Alguns jogadores das nossas categorias de base como Osvaldo chegaram a vestir a amarelinha, e no atual elenco, Dudu Cearense já chegou a inclusive ser campeão da Copa América de 2004, vestindo 12 vezes a camisa canarinha. 

Hoje, o Brasil enfrenta a Venezuela no Castelão, será o décimo primeiro jogo da Seleção no "Gigante da Boa Vista", desde a vitória por 1x0 em amistoso contra o Uruguai em 1980. De lá pra cá, amistosos, Copa das Confederações, Copa do Mundo e agora Eliminatórias foram responsáveis por trazer os pentacampeões a capital alencarina. Mas e você? Sabe quem foram os atletas do Fortaleza que já vestiram ela? Na principal não teve, mas nas bases sim, confere conosco:

Cícero (Lateral-Direito)
Primeiro atleta de um clube cearense a vestir a camisa da Seleção Brasileira, o lateral-direito Cícero foi convocado em 2004 para as Seleções Sub-16, Sub-17 e Sub-18. Com a 'hype' das convocações, chegou a figurar no banco do Campeonato Cearense e até jogar alguns amistosos. Porém, em Julho do mesmo ano foi para o Coritiba e pouco se soube dele depois disso. Chegou a atuar em uma partida pelo Ferroviário no Estadual em 2012, mas não teve sequência e pouco se sabe dele depois disso. 

Amaral (Lateral-Direito)

Um ano depois o técnico Vágner Benazzi resolve testar um jovem das categorias de base no time principal. O garoto Amaral então com 18 anos se destaca e logo assume a titularidade, e o interesse de vários clubes do país. O destaque foi tanto que acabou convocado para a Seleção Sub-18 onde foi campeão da Copa Sendai no Japão, que tinha o goleiro da Seleção principal atual, Marcelo Grohe. Em 2006, se transferiu para o Palmeiras e ainda foi titular da Seleção Sub-20 campeã Sul-Americana em 2007 e jogou o Mundial da categoria onde inclusive marcou gol e foi considerado pela imprensa estrangeira o melhor lateral-direito do torneio. Atualmente joga no Ferroviário na Copa Fares Lopes.




Manoel Chuva (Atacante)
Em 2009, a Seleção Brasileira Sub-15 confirmou mais um tricolor com a camisa canarinha. Manoel Chuva era o destaque do Sub-17 do Fortaleza e foi para uma sessão de treinamentos  e amistosos para jogar o Sul-Americano da categoria. Manoel acabou não ficando na lista final, mas foi o suficiente para despertar o interesse de grandes equipes, passando pelas bases de Palmeiras e Internacional, até retornar no Leão no fim de 2011.

Chegou até a atuar entre os profissionais, em uma única partida contra o Crateús no estadual de 2012, mas não teve sequência e foi jogar na bases do Bahia. Manoel Chuva passou também pelas bases do Joinville e pelo profissional já jogou por Quixadá, Maracanã, Tiradentes, São Benedito e em Maio desse ano esteve por um mês no Icasa, mas acabou pedindo para sair. Atualmente está sem clube.

Tinga (Lateral-Direito)
Vindo de empréstimo do Grêmio no início do ano, o lateral-direito Tinga normalmente era discreto, inclusive em campo, seu grande momento foi o cabeceio que gerou o gol de Cassiano para o título estadual em Maio desse ano. Semanas depois, a surpresa, Tinga é convocado para os Jogos Pan-Americanos de Toronto e na sua posição também havia Gilberto do Botafogo que estava se transferindo para a tradicional Fiorentina da Itália. Para a surpresa de todos, Tinga foi titular da competição e não fez feio, atuando como titular em quatro das cinco partidas, e ajudando a Seleção a trazer a medalha de bronze. 



JOGOS DA SELEÇÃO EM FORTALEZA

27/05/1980 - Brasil 1x0 Uruguai (Amistoso), gol de Getúlio
10/05/1989 - Brasil 4x1 Peru (Amistoso), gols de Charles (2x), Bebeto e Zé do Carmo pelo Brasil, Carlos Torres pelo Peru
26/02/1992 - Brasil 3x0 EUA (Amistoso), gols de Raí (2x) e Antônio Carlos 'Zago'
22/02/1995 - Brasil 5x0 Eslováquia (Amistoso), gols de Bebeto (2x), Souza, Túlio 'Maravilha' e Márcio Santos
18/11/1998 - Brasil 5x1 Rússia (Amistoso), gols de Élber, Amoroso (2x), Rivaldo e Marcos Assunção pelo Brasil, Oleg Kornaukhov pela Rússia
28/05/2002 - Brasil 1x0 Iugoslávia (Amistoso), gol de Luizão
21/10/2002 - Brasil 0x1 Paraguai (Amistoso), gol de Nelson Cuevas
19/06/2013 - Brasil 2x0 México (Copa das Confederações), gols de Neymar e Jô
17/06/2014 - Brasil 0x0 México (Copa do Mundo)
04/07/2014 - Brasil 2x1 Colômbia (Copa do Mundo), gols de Thiago Silva e David Luiz pelo Brasil, James Rodríguez pela Colômbia

Por Luca Laprovitera