O futuro das transmissões ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O futuro das transmissões

Postado por Luca Laprovitera às 15:52:00 quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Hoje os sites de notícias esportivas bombaram com o anúncio que a Copa do Rei da Espanha será transmitida via streaming via Youtube para 17 países incluindo o Brasil, pagando 5 euros (R$ 21,35) por partida, ou 20 euros (R$ 85,40) pelo torneio inteiro. Essa nova tendência vem ocorrendo nos últimos anos. Com o surgimento do próprio Youtube, Google Vídeos, Vimeo, dentre outros sites de streaming no meio da década passada nascia uma nova época para a indústria do entretenimento.

Em 2011, o Youtube teve os direitos da Copa América e transmitiu para diversos países da América Latina todas as partidas de forma gratuita, algo que se repetiu na edição desse ano no Chile. Com o crescimento do Netflix e seu serviço pago de filmes, séries e derivados, os canais brasileiros não quiseram ficar para trás e lançaram seus serviços de streaming virtual como a Esporte Interativo e o EI Plus, e a SporTV com a PFC Play.

Desde a temporada passada, alguns clubes europeus começaram a transmitir alguns partidas de pré-temporada também pelos seus sites, como o inglês West Ham. O caso mais famoso talvez seja o da AFA (Asociación del Fútbol Argentino) que vendeu os direitos de transmissão do Campeonato Argentino e da Copa da Argentina para transmissão de todos os jogos ao vivo e de forma gratuita pelo Youtube a partir de 2015. Você pode conferir o projeto argentino "Fútbol para Todos" clicando aqui.
Ainda nas transmissões da FCF,
Brenno também é produtor da TV Cidade Fortaleza
(Foto Arquivo Pessoal)
O futebol cearense não ficou para trás, em 2013, o jornalista e um dos assessores da FCF na época, Brenno Rebouças teve a ideia de criar a FCF TV. O serviço gratuito de streaming pelo site www.futebolcearense.com.br o oficial da Federação que transmite de forma gratuita jogos do futebol local. Partidas das divisões, Copa Fares Lopes, campeonato feminino e até divisões de base já foram transmissões do canal virtual.

De lá pra cá, a FCF já transmitiu a Série D do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Feminino, e a Copa do Brasil Sub-20. No último domingo, por exemplo, transmitiram a final da Série C do Campeonato Cearense, onde o Alto Santo venceu por 3x2 o Floresta.

Com o crescimento dos links de transmissão pela internet, a queda drástica da audiência televisiva e a falta de renovação e qualidade do jornalismo esportivo, a tendência é que as transmissões virtuais cresçam cada vez mais, se tornando uma tendência em um futuro próximo.

Por Luca Laprovitera