10 jogadores que jogaram no Fortaleza e na Seleção ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

terça-feira, 17 de novembro de 2015

10 jogadores que jogaram no Fortaleza e na Seleção

Postado por Luca Laprovitera às 23:35:00 terça-feira, 17 de novembro de 2015
Enquanto eu escrevo essa coluna, Brasil e Peru vão se enfrentando pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, e no clima desse jogo, vamos lembrar de dez jogadores que atuaram com a camisa do Fortaleza e da Seleção Brasileira. Lembrando, só usarei jogadores que atuaram pela Seleção Brasileira Principal, seleções de base, novos, olímpica, foram convocados e não atuaram, e demais seleções sub's não contam. 

-Ado (Goleiro) - 5j/0g
Revelado pelo Londrina-PR em 1964, o goleiro Ado chegou no Corinthians-SP, o clube onde fez sucesso na carreira em 1968. Por lá, foi convocado para a Copa do Mundo de 1970, onde foi reserva de Félix, trajava a camisa 12 e foi campeão. Fez sua estreia pela Seleção em Março daquele ano, em uma derrota por 2x0 para a Argentina, no Beira Rio, em Porto Alegre. Jogaria ainda contra Bangu-RJ, Seleção Amazonense, Bulgária, Deportivo Guadalajara-MEX e Irapuato-MEX, todos em 1970, completando a marca de cinco partidas e quatro gols sofridos com a camisa do Brasil.

Saiu do clube paulista em 1974, rodou por América-RJ, Atlético-MG, Portuguesa-SP, Santos-SP, até chegar no Ferroviário-CE em 1978. No ano seguinte vestiu a camisa do Fortaleza, voltando ao Ferroviário, passando ainda por Velo Clube-SP e Bragantino-SP onde se aposentou em 1982.

-Baldocchi (Zagueiro) - 3j/0g
Outro tricampeão do mundo na lista é o zagueirão Baldocchi. Revelado pelo pequeno Batatais-SP em 1964, fez sucesso no Botafogo-SP entre 64 e 66, até que chamou atenção do Palmeiras. No Verdão foi tri-campeão brasileiro entre 1967 e 1971, vencendo dois Robertões (67 e 69) e uma Taça Brasil (67). Seu futebol seguro o levou à Copa do Mundo de 1970. Vestindo a camisa 14, foi reserva de Brito e Piazza. Pela Seleção foram três partidas, a primeira assim como Ado, derrota de 2x0 para a Argentina no Beira Rio. Entrou no lugar de Brito contra a Seleção Mineira e contra o Irapuato-MEX jogando assim três jogos com a camisa do Brasil, todos em 1970.

Em 1971 foi para o rival Corinthians onde ficou até 1974 quando veio para o Fortaleza. Aposentou aqui mesmo no Leão em 1976.

-César Belli (Zagueiro) - 8j/0g
César Belli começou com muito destaque na Portuguesa-SP em 1995. Estava no elenco vice-campeão mundial sub-20 do Brasil naquele mesmo ano. Na temporada seguinte foi titular da Lusa vice-campeã brasileira. Em 1998 chegou à Seleção Principal, foi convocado para a Copa Ouro, mas ficou no banco de Júnior Baiano e Gonçalves, fez ali sua estréia no empate em 0x0 contra a Jamaica, após a expulsão de Jr. Baiano. Esteve nos elencos do título da Copa América e vice da Copa das Confederações em 1999, e jogou oito partidas até sua última participação, 2x0 sobre a Nova Zelândia na Copa das Confederações de 2001. 

Depois da Lusa, passou por PSG-FRA, Rennes-FRA, Palmeiras-SP, Corinthians-SP, Tenerife-ESP e Atlético-PR, até chegar no Fortaleza em 2007. Aqui foi campeão cearense e por pouco não ajudou ao Leão subir para a Série A. Passou ainda por Ponte Preta-SP, Mirassol-SP e Mixto-MT aonde se aposentou em 2009.

-Dudu Cearense (Volante) - 11j/0g
Revelado pelo Vitória-BA em 2001, Dudu era o capitão do Brasil campeão mundial sub-20 em 2003. Naquele mesmo ano conseguiu sua primeira convocação para a equipe principal, para a Copa das Confederações. Só foi estrear no ano seguinte, na Copa América de 2004, vitória por 1x0 no Chile. Atuou onze vezes pela Seleção, se despedindo em Março de 2007 em um amistoso contra Gana. É o único da lista pelo Fortaleza. Antes do Leão atuou por Kashima Reysol-JAP, Rennes-FRA, CSKA Moscou-RUS, Olympiakos-GRE, Atlético-MG, Goiás-GO, OFI Creta-GRE e Maccabi Netanya-ISR. No Fortaleza desde o início do ano, atuou em 15 partida e marcou 2 gols, sendo campeão cearense.

-Marcelinho Paraíba (Meia) - 5j/1g
Revelado pela Campinense-PB em 1991, Marcelinho rodou bastante até chegar no São Paulo em 1997. Com boas atuações foi para o Hertha Berlim-ALE em 2000 e em 2001 estreou pela Seleção. Vitória por 5x0 sobre o Panamá na Arena da Baixada, em Curitiba. Fez seu único gol na partida seguinte contra o Paraguai em partida antológica pelas Eliminatórias no Olímpico. Fez seu último dos cinco jogos no jogo que garantiu o Brasil na Copa de 2002, vitória por 3x0 sobre a Venezuela em São Luis. Jogou no Fortaleza em 2014 e apesar do bom início, a queda de rendimento no fim da temporada e o não acesso em partida traumática contra o Macaé o fizeram sair pela porta dos fundos no clube. Atualmente joga no Joinville-SC.

-Marinho Chagas (Lateral-esquerdo) - 36j/4g
Revelado em 1967 pelo Riachuelo de Natal, o "Diabo Loiro" brilhou por ABC-RN e Náutico-PE até chegar no Botafogo-RJ em 1972. No clube carioca foi logo Bola de Prata no ano de estreia e no seguinte estreou pela Seleção Brasileira. Foi na derrota para a Suécia em um amistoso, 1x0, em partida disputa no país europeu que Marinho fez o seu primeiro de 36 jogos pelo Brasil. 

Foi titular do Brasil na Copa de 1974 e foi nesse mesmo ano seu primeiro gol, na vitória por 1x0 sobre a Checoslováquia no Maracanã, logo no seu segundo jogo, foram quatro gols no total. Seu despedida foi um decepcionante 0x0 contra Iugoslávia no Mineirão em 1977. Marinho Chagas chegou no Fortaleza já em fim de carreira, em 1984 e mesmo assim ertncantou a torcida tricolor. Faleceu no dia 1º de Junho de 2014, em João Pessoa-PB por conta de uma hemorragia digestiva. 


-Mirandinha (Atacante) - 4j/1g
Ídolo como jogador e treinador, Mirandinha foi revelado pelo Ferroviário-CE em 1978. Passou com muito destaque por Ponte Preta-SP, Botafogo-RJ, Náutico-PE, Portuguesa-SP, Cruzeiro-MG e Santos-SP, mas foi na segunda passagem pelo Palmeiras-SP em 1987 que atingiu ao estrelato. Convocado para a Seleção Brasileira, fez sua estreia contra a Inglaterra em Wembley e marcou o gol do empate do Brasil. Isso o levou ao Newcastle, sendo o primeiro brasileiro a atuar na terra da rainha. Ele ainda atuou nos amistosos contra Irlanda, Escócia e Finlândia sem o mesmo destaque, além de ter ido à Copa América daquele ano, mas não atuando. Chegou ao Fortaleza em 1991, onde foi campeão cearense, voltando mais algumas vezes até sua aposentadoria no tricolor mesmo em 1995. Voltaria como técnico para ser novamente campeão cearense em 2009.

-Nado (Atacante) - 3j/0g
O pernambucano Nado foi um ícone para o futebol nordestino. Revelado pelo Náutico-PE em 1959, foi quatro vezes campeão pernambucano pelo Timbú até levar o time à semifinal da Taça Brasil em 1965 ao lado de Bita. Seu destaque o levou a ser convocado para a Seleção Brasileira atuando no Nordeste e sua estreia foi em 1966. O jogo foi 1x1 contra o Chile no Morumbi, e assim veio a transferência pro Vasco-RJ.

Nado chegou a estar na pré-lista de Vicente Feola para a Copa de 1966, mas acabou ficando de fora. Jogou em um 4x1 contra a Argentina e um 2x0 contra a Alemanha Ocidental em 1968. Teve rápida passagem pelo Olaria-RJ em 1970, chegando ao Fortaleza no ano seguinte. Em 1971 e 1972 foi vice-campeão pelo Leão, jogou ainda nos dois anos seguintes pelo Ceará antes de se aposentar, sendo mais uma vez, bi-vice-campeão cearense.

-Osvaldo (Atacante) - 2j/0g
Primeiro jogador a ser revelado no Fortaleza a jogar na Seleção Brasileira, Osvaldo subiu aos profissionais em 2006. No ano seguinte foi emprestado ao Ríver-PI onde foi Campeão e Melhor Jogador do Campeonato Piauiense, se destacou mesmo em 2008 quando foi Campeão Cearense, salvou o Leão do rebaixamento e foi eleito a revelação da Série B. Vendido a um grupo de investidores, passou por Al Ahli-EAU e pelo Braga-POR até chegar no Ceará em 2011. Campeão Cearense e com boas atuações na Série A foi vendido ao São Paulo-SP.

No tricolor paulista foi campeão da Copa Sul-Americana e seu destaque o levou à convocação para a Seleção. Foram dois jogos contra Bolívia e Chile, sendo cogitada sua participação na Copa das Confederações de 2013, mas uma queda de rendimento o fez perder espaço na Seleção e no São Paulo, hoje Osvaldo está no Fluminense-RJ sem muito destaque.

-Richarlyson (Volante/Lateral-Esquerdo) - 2j/0g
Richarlyson chegou no Fortaleza em 2003. Desconhecido, o polivalente jogador foi um dos poucos que se destacou no time rebaixado na Série A. Reapareceu no Santo André-SP que jogou a Libertadores em 2005 e foi negociado com o São Paulo-SP. No tricolor paulista, Richarlyson foi campeão mundial e tri-brasileiro, além de ter chegada a Seleção em 2008. Amistosos contra Irlanda e Suécia com vitórias por 1x0 marcaram sua breve carreira na canarinho. Hoje, Richarlyson está na Chapecoense-SC.

Por Luca Laprovitera