Entenda as punições do Fortaleza ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Entenda as punições do Fortaleza

Postado por Luca Laprovitera às 15:42:00 sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Por conta da 'chuva' de cadeiras depois da eliminação nas quartas-de-final da Série C contra o Brasil de Pelotas-RS, o Fortaleza recebeu do STJD uma punição de duas partidas sem mando de campo. A maioria não sabe como realmente funciona e como será paga, mas o Bora Leão explica.


De acordo com o artigo 61 a punição tem de ser paga com a competição seguinte a ser disputada, no caso, como não jogamos na Série C, pagaremos na próxima disputa. Depois se fala em natureza da competição, o que confunde muitos torcedores já que saímos de um Campeonato e pagaríamos em uma Copa. De acordo com o repórter Sergio Silva da Rádio Assunção, quando se fala em natureza da competição não é o tipo de disputa e sim de quem tem a organização, no caso a CBF. Então, a dívida será paga no primeiro torneio organizado pela CBF que disputaremos, no caso, a Copa do Nordeste, confirmado agora pela manhã pelo Gerente de Futebol do clube Júlio Manso.

Apesar disso, o Fortaleza poderia atuar com portões abertos em uma partida disputa à pelo menos 100 km da capital. Em 2013 o Fortaleza iniciou a Série C com uma punição como essa, mas mandou o jogo em Sobral contra o Águia de Marabá para um público de 2.575 pagantes. No ano seguinte nova punição, dessa vez paga contra o Cuiabá em um Presidente Vargas sem público. Apenas depende da diretoria só financeiramente é mais rentável portões fechados ou atuar em outra cidade. 

Também não podemos esquecer que pagamos outra suspensão, essa pelo TJDF-CE por conta das brigas na final do Campeonato Cearense desse ano, mas os métodos os mesmos. Mesmo com um efeito suspensivo dado pelo STJD, a punição está em vigor e o Fortaleza pagou apenas cinco dos dezenove jogos durante a Fares Lopes, tendo mais catorze partidas, sendo que só jogará no Cearense de 2016 no máximo nove partidas com mando de campo. Durante a Fares Lopes, o Fortaleza teve as partidas contra Tiradentes, Ferroviário, Pacatuba (W.O. mas aceito), Ceará e Guarany de Sobral pagando a 'dívida'.

Sendo assim, a primeira partida que o Fortaleza terá o mando de campo será na 5ª rodada do Nordestão, dia 9 de Março (quarta-feira) contra o Sport. O torcedor que quiser ver o time em campo na capital poderá acompanhar pelo Campeonato Cearense a partida contra o Uniclinic no dia 27 de Janeiro, às 20:15, provavelmente no Presidente Vargas, com mando do Uniclinic.

Por Luca Laprovitera