Como nasceu o Clássico-Rei? ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Como nasceu o Clássico-Rei?

Postado por Luca Laprovitera às 13:42:00 terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Na última quinta-feira, dia 17, o Clássico Rei, Fortaleza e Ceará completou 97 anos desde sua primeira disputa. Foi no dia 17 de Dezembro de 1918, vitória alvinegra por 2x0 na Liga Metropolitana. A disputa já existiu em pelo menos oito torneios diferentes, já são 555 partidas contando com amistosos e já foram marcados 1493 gols, uma média de 2.69 gols por jogo. Os dois maiores rivais do estado já fizeram por 31 vezes a decisão do Campeonato Cearense, tendo o Leão vencido 16 delas, mas como isso tudo começou? O Bora Leão responde.

Vamos voltar ao ano de 1922, o Fortaleza era o atual bicampeão cearense, o Ceará era soberano até a fundação do rival, com um adversário a altura, uma disputa florescia. No primeiro jogo do ano, vitória tricolor por 6x3, no returno, o Leão precisava apenas de um empate para ser tricampeão. Invicto desde o estadual de 1920, o Fortaleza por meio de sua diretoria reservou o Rotissserie Sportman, um luxuoso restaurante que ficava no prédio Palacete Ceará, onde hoje funciona a Caixa Econômica da Praça do Ferreira.

Prédio Palacete Ceará (Foto: Fortaleza Nobre)
Em um dia no fim de Outubro os alvinegros comandados por Walter Barroso surpreenderam e venceram a partida por 4x1. A reserva tricolor no restaurante foi cancelada e o então presidente do Ceará, Sílvio Gentil de Lima pegou o local cancelado pelos tricolores e fez a festa do título no Rotisseria Sportman. Depois disso nasceu a maior rivalidade do estado que já está próxima de um século, dona de histórias que dão livros épicos, heróis e vilões, que tem o devido nome, o Clássico Rei, soberano frente a todos os outros.

Por Luca Laprovitera