Fortaleza e as estreias em Sobral ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Fortaleza e as estreias em Sobral

Postado por Luca Laprovitera às 13:02:00 segunda-feira, 18 de janeiro de 2016
Jogadores comemorando o título estadual de 2000, em Sobral
(Foto: LC Moreira / Agência Diário)
O Junco é mais do que conhecido para a torcida tricolor. Foi palco de nossas partidas nas três divisões do Brasileiro, palco do papapenta de 2000 e será palco da nossa estreia em busca do bicampeonato no próximo sábado, dia 23. 

Essa será a sexta vez que o Leão inicia um Campeonato Cearense em Sobral, a primeira que não será contra o Guarany e a primeira vez como mandante. O Fortaleza joga lá por conta da suspensão pelas brigas na final do Campeonato Cearense, onde o time paga 7 partidas com mando em outra cidade ou com portões fechados. O time já pagou cinco mandos pela Copa Fares Lopes de 2015 e um mando pela Taça dos Campeões Cearenses desse ano, onde foi o time campeão justamente no Junco, quarta-feira passada, dia 13.

A primeira vez que iniciamos a jornada do estadual em Sobral foi no dia 08 de Março de 1970 pelo Cearense daquele ano. O jogou ficou em 2x2, o Fortaleza acabou em 4º lugar naquele ano, enquanto o Guarany de Sobral ficou em 3º lugar no triangular decisivo, atrás de Ceará e do campeão Ferroviário. 

A segunda vez foi no ano seguinte, pelo Campeonato Cearense de 1971, no dia 28 de Fevereiro e dessa vez com vitória do Guarasol por 1x0. O Leão acabaria sendo vice-campeão perdendo a final para o Ceará, já o Guarany terminaria em 5º. A terceira estreia foi no dia 13 de Agosto de 1978 pelo estadual daquele ano, jogo sem graça e sem gols, 0x0. O Leão seria novamente vice-campeão perdendo a final para o Ceará e o Guarasol seria o 4ª colocado. 

Depois de vinte anos voltamos a estrear em Sobral, foi em 1998, no dia 25 de Janeiro. Novamente 0x0 em um ano para se esquecer. Ficamos apenas em 5º no Cearense enquanto o Ceará foi campeão em cima do Ferroviário, já o Guarany de Sobral ficou em 9º e com a segunda pior campanha, a frente apenas do Calouros do Ar, foi rebaixado. 

A sina parece ruim, mas no dia 23 de Janeiro de 2000, na estreia do Cearense daquele ano e de Flávio Araújo como treinador pelo Fortaleza em sua primeira passagem pelo Leão, o Tricolor de Aço venceu por 1x0 com gol do baixinho Clodoaldo. No fim, o Leão papou o penta justamente no estádio da estreia em Sobral e saiu como campeão, já o Guarany ficou no honroso 4º lugar. 

Essa também será a terceira vez que o Fortaleza abrirá o estadual contra o Itapipoca. A primeira foi em 2007 no Presidente Vargas. O Leão perdeu por 2x1, Jean abriu o placar, mas Neto e Kiko viraram para o Itapipoca. A segunda vez foi em 2009, desta vez no Alcides Santos com vitória de 4x1 com gols de Rogério, Wanderley, Osvaldo e Gilmak, tendo Neto descontando para o time do interior. Nas duas oportunidades, o Leão foi campeão cearense, o primeiro e o tri do inesquecível tetracampeonato. Já o Itapipoca ficou em 4º e 8º nesses anos.

Por Luca Laprovitera
Twitter: @lucalaprovitera