Renovação de Pio traz novas opções para 2016 ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

sábado, 9 de janeiro de 2016

Renovação de Pio traz novas opções para 2016

Postado por Luca Laprovitera às 18:26:00 sábado, 9 de janeiro de 2016

Foi confirmada a renovação do médio Pio agora à tarde. O jogador estava no elenco do clube em 2015, atuou em 43 partidas, sendo 34 como titular, marcando 8 gols, o segundo maior artilheiro da temporada atrás apenas do meia-atacante Maranhão que marcou 10, e ainda deixou 7 assistências, estando em um total de 2894 minutos em campo pelo Leão na temporada e sendo Campeão Cearense.

Apesar de muitos acharem que Pio é um segundo volante, seu melhor momento no clube foi como winger que é um meia aberto pela ponta. Inclusive Fernando Graziani comentou isso no O Povo (Leia Aqui). A manutenção de Pio verifica a preocupação com as opções táticas do time nas mais diversas posições e maneiras de se jogar. 

Existem algumas posições que o torcedor normalmente não está familiarizado porque simplesmente são pouco ou sequer são comentadas pela imprensa. Na local, Graziani a faz às vezes, e por cima, tínhamos Henrique Bittencourt que hoje está como Analista de Desempenho do nosso clube, nacionalmente dois fazem isso divinamente bem, Paulo Vinícius Coelho da Fox Sports e André Rocha da Esporte Interativo. Então vamos comentar essas posições e quem no time se adequam a elas.

Líbero: Essa é conhecida do pessoal, mas muito mal utilizada pelos jornalistas e treinadores brasileiro. A função designa que um zagueiro central esteja livre, ou seja, ele não fica na sobra apenas, pode jogar assim ou ser o primeiro de combate, mas o essencial é que ele tenha liberdade para liderar sua defesa e qualidade para sair jogando, funcionando em um esquema de três zagueiros com o líbero sempre central. No futebol mundial nomes como Franz Beckenbauer, Franco Baresi e Mauro Galvão desempenharam essa função. O Fortaleza no início dos anos 2000 utilizou Erandir assim, nos últimos anos o Barcelona jogou assim com Sergio Busquets e Javier Mascherano algumas vezes. No Fortaleza, o garoto Nonato e Lima são os únicos que tem as características para tal função.

Trinco: Essa é conhecida por aqui como primeiro volante. É o volante mais marcador, em frente a defesa que dá o primeiro combate, atuando normalmente ao centro do campo. Nomes como o argentino Fernando Redondo e o espanhol Pep Guardiola fizeram sucesso na posição, atualmente o espanhol Sergio Busquets faz essa posição. Com o Fortaleza temos Guto, Moacir e Nonato para essa posição hoje.

Regista: O regista é um volante que joga atrás do primeiro volante, mas sua principal função é armar. Não que ele seja ruim na marcação, só que sua qualidade técnica e visão de jogo normalmente o permitem ter um controle maior do jogo vindo de lá, ele é um passe de qualidade entre a defesa e o ataque, mundialmente, o italiano Andrea Pirlo ficou conhecido nessa posição. No Fortaleza em 2015 ela foi utilizada por Marcelo Chamusca com Corrêa, inclusive falamos sobre isso aqui (Leia Aqui). Além dele, Felipe pode ocupar essa posição.

Box-to-Box: São uma espécie de volantes que armam, eles sobem e descem, cobrindo as subidas e saindo pro jogo, de preferência com bons chutes de fora da área. Mundialmente nomes como os ingleses Steven Gerrard e Frank Lampard cumpriram essa posição, no Fortaleza, Dudu Cearense já jogou assim pelo CSKA Moscou, além dele Corrêa fez essa função no Palmeiras e no Dínamo de Kiev, Júnior, Elias (sem ter tanta necessidade de marcar), Éverton e Pio com boas chegadas são outros dois que poderiam desempenhar essa função se Flávio Araújo precisasse.

Winger: Os wingers são meias abertos pelas pontas, normalmente eles são velozes, mas podem desempenhar uma alternância de velocidade e sua função é abrir o jogo pela lateral com cruzamentos, fortes chutes e jogadas em diagonal. Mundialmente o galês Gareth Bale e o português Cristiano Ronaldo nos tempos de Manchester United são wingers. Em 2015, Pio e Éverton desempenharam essa função e podem jogar aqui de novo, assim como Eduardo, Juninho, Núbio Flávio, Jean Mota e Clebinho.

Ala: São parecidos com laterais, mas não tem tanto responsabilidade defensiva, ocupando a lateral do campo, mas sem recuar muito para marcar. No Brasil nunca foram realmente utilizados, já que a maioria dos 3-5-2 usados aqui foram na verdade 5-3-2 ou 5-4-1. Podem ser usados nos esquemas 3-5-2 ou 3-6-1. Mundialmente o brasileiro Daniel Alves e o italiano Gianluca Zambrotta, no Fortaleza, Valdir pela direita e Jean Mota e Éverton pela esquerda poderiam jogar assim se necessário.

Engache/Flecha/Trequartista/Playmaker: Uma espécie de meia ofensivo que fica logo atrás do centroavante, muitas vezes confundido com um segundo atacante, ele recebe esse nome porque pode armar o jogo e ser um elemento surpresa na chegada ao ataque. Foi assim que Daniel Sobralense fez grande parte do seu sucesso em 2015. Mundialmente vários nomes fizeram sucesso nessa posição como o argentino Juan Román Riquelme, o italiano Roberto Baggio e o brasileiro Kaká nos tempos e Milan. No Fortaleza Daniel Sobralense e Elias são os melhores nomes para a posição.

Ponta/Extremo: Esse é conhecido, famoso pelos jogadores habilidosos, os pontas são atletas velozes do ataque que jogam ao lado da área, às vezes até perto da linha do escanteio, muitas vezes confundindo com o winger. Mundialmente nomes como Cristiano Ronaldo (já no Real Madrid), Garrincha, o norte-irlandês George Best, o holandês Arjen Robben e o belga Eden Hazard fazem essa posição. Pelo Fortaleza Jean Mota, Eduardo, Augusto, Juninho e Núbio Flávio podem jogar nessa posição.

Falso 9: Muitos atribuem a posição de Daniel Sobralense ao Falso 9 em 2015. O Falso 9 é um jogador que atua centralizado no ataque, mas não como referência, sua principal função é receber a bola, fazer pivô, abrir espaços para jogadores que atuam pelos lados da área tenham mais espaço entrando na área adversário. Mundialmente o argentino Lionel Messi e no Brasil Aloísio Chulapa no São Paulo tricampeão brasileiro de 2006-2008 desempenham essa função. No Fortaleza o próprio Daniel Sobralense pode desempenhar essa função, como Hudson, Augusto, Anselmo e Eduardo. 

Centroavante: Essa todos sabem de cor. É o homem referência na área que tem como responsabilidade definir, centralizado na área entre a dupla de zaga. Nomes mundial como o uruguaio Luis Suárez, Ronaldo "Fenômeno" e Romário tem essa função, no Fortaleza nomes como Hudson, Augusto, Anselmo e Eduardo podem jogar ali.

Por Luca Laprovitera