20 chocolates históricos do Fortaleza ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

domingo, 27 de março de 2016

20 chocolates históricos do Fortaleza

Postado por Luca Laprovitera às 12:54:00 domingo, 27 de março de 2016

Em domingo de Páscoa muitos ficam com suas famílias, comem muito chocolate e hoje em especial ficam nervosas com o Clássico-Rei. Enquanto a hora do jogo não chega, preparamos uma lista para lá de gostosa, com 20 chocolates históricos, alguns mais recentes, outros nem tanto que o Fortaleza distribuiu país afora, entre pequenos, médios e grandes times desse Brasil varonil.

1-Fortaleza 7x0 Itapipoca-CE (Campeonato Cearense 2014)
Talvez o grande chocolate mais recente, o Leão vinha voando na Primeira Fase estadual, pegou o Itapipoca e atropelou no PV, com dois de Waldison, Diego Neves, Marcelinho Paraíba, mais dois de Danilo Rios e Radar, o Tricolor de Aço atropelou a equipe do interior no PV.

2-Fortaleza 4x0 América-MG (Série B 2004)
(Foto: Jarbas Oliveira / Diário do Nordeste)
A partida foi disputada no Junco em Sobral e o Leão não deu trégua. Com show de Rinaldo que marcou três vezes e com mais um de Agnaldo, o Fortaleza mostrava porque era cotado a subir, já o Coelho, levou o chocolate de volta para Minas e no fim do ano estava rebaixado a Série C.

3-Fortaleza 5x1 Remo-PA (Série B 1992)
O Fortaleza pegou o Remo no Castelão e não teve piedade, um 5x1 histórico. Com gols de Eliézer, dois de Hélio, Pecos e Mazinho Loyola fechando o placar, o Leão do Pici ali caminhava para o acesso rumo à Série A em 1993.

4-Paysandu-PA 1x5 Fortaleza (Série A 1976)
Ainda no momento dos paraenses, essa é uma das partidas mais lembrada pelos saudosos tricolores da Época de Ouro. Jogado no Baenão, em Belém, o Fortaleza não tomou piedade e abriu o placar com Hamilton Melo no primeiro tempo. Brandão ampliou no início do segundo tempo e Artur fez mais um aos 24. Patrulheiro diminuiu seis minutos depois. Cansado, o Papão não conseguiu segurar Brandão que fez mais dois aos 37 e 42 do segundo tempo.

5-Fortaleza 6x2 Ferroviário (Campeonato Cearense 2006)
(Foto: André Lima / Diário do Nordeste)
O jogo foi em clima de festa. A partida marcava a estreia do volante Galeano e o Leão dava as boas vindas com gol de Rinaldo logo aos 4 minutos. O Ferroviário empatou com Santana aos 23. Estreante, Galeano desempatou de cabeça aos 31 e depois Maurílio ampliou aos 33, e Rinaldo aos 41 mostravam que o jogo não era brincadeira e o placar do primeiro tempo era de 4x1. O experiente atacante Stênio ainda diminuiria para o time coral no segundo tempo, mas Rinaldo mais duas vezes fecharia o placar, deixando 4 gols no jogo, 6x2 Leão!

6-Fortaleza 5x1 Icasa (Campeonato Cearense 2011)
Adversário chato, o Icasa tinha dado trabalho ao Leão na década anterior e as duas equipes tinham feito três finais. O Leão acabara de não conseguir o acesso a Série B em 2010, o Icasa conseguia se manter naquela divisão e vinha do título da Segundona Cearense. O ano foi horrível, mas essa foi a única boa lembrança. Com gols de Gilmak, Régis, Bismarck, Tatu e Reginaldo Júnior, o Tricolor emplacava 5x1 no Alcides Santos. 

7-Fortaleza 6x0 Rio Branco-AC (Série C 2013)
Uma das principais equipes do Norte do país, o Rio Branco do Acre não ofereceu resistência ao Leão do Pici no PV. Com três gols de Guaru, Léo Rodrigues, Assisinho e Charles completando o placar, o Tricolor não tomou conhecimento do time acriano e mandou um chocolate para o time da terra de Chico Mendes.

8-Fortaleza 7x1 Botafogo-SP (Série B 2002)
O Fortaleza já estava classificado, o Botafogo rebaixado, mas não teve piedade no Presidente Vargas. Finazzi comandou o massacre marcando 5 gols. Sérgio e Sandro Goiano completaram o placar, o chocolate foi enviado direto para o atual campeão da Série D em Ribeirão Preto.

9-Santa Cruz-PE 1x4 Fortaleza (Copa do Nordeste 2001)
O Santa Cruz era time de Série A e respeitado, já o Leão buscava a classificação inédita para as semifinais da Copa do Nordeste em pleno Arruda. Carlinhos abriria o placar fim do primeiro tempo para o Santa. Logo no início do segundo tempo, Júnior Amorim empatava e Reginaldo aos 34 minutos virava. Nos acréscimos, Clodoaldo e Mazinho Loyola mostravam porque aquele time era conhecido como a "Jangada Atômica" e surpreendiam Pernambuco e o Brasil.

10-ABC-RN 1x4 Fortaleza (Série B 2008)
Muitos dizem que esse foi um dos jogos chave para o não rebaixamento em 2008. Marcos Bambam e Simão abriram o placar para o Leão. Bosco diminuiu para o time potiguar, mas Osvaldo entrou e comandou o massacre marcando mais 2, 4x1 e um chocolate histórico no Frasqueirão, e em Natal, um chocolate com maior jeito de Páscoa.

11-Fortaleza 5x2 Figueirense-SC (Série A 2005)
(Montagem: Fortaleza na Primeira)
Gente, foi o que consegui achar desse jogo, mas ele foi épico demais. Com 25 minutos de jogo, Rinaldo duas vezes e Fumagalli já anunciavam o massacre. Michel Batos diminuiria no fim do primeiro tempo. O na época garoto Amaral faria 4x1, mas Michel Bastos no minuto seguinte diminuiria de novo, mas não tem nada não, Rinaldo no fim ainda faria o quinto.

12-Fortaleza 6x1 Bragantino-SP (Série B 2002)
Vice-Campeão Brasileiro de 1990, o Bragantino entrou no PV para enfrentar um embalado Fortaleza. Em noite de Clodoaldo que marcou três gols, o time de Bragança Paulista também não conseguiu parar Vinícius, Chiquinho e Alyson que fecharam o placar. 

13-Fortaleza 4x1 Coritiba-PR (Série B 2007)
O Coxa era líder da Série B, mas o Leão não quis saber. Com dois gols de William "Batoré" e dois de Rogerinho "Boladão" comandam o massacre no Presidente Vargas. O Fortaleza por pouco não subiu, mas essa partida ficou na lembrança de todos os tricolores.

14-Fortaleza 4x1 Criciúma-SC (Série B 2002)
Se é para lembrar das goleadas em líderes de Série B, o Fortaleza pegou o Criciúma no PV em 2002 e não tomou conhecimento. Ronaldo Angelim, Vinícius, Clodoaldo e Juninho Cearense comandaram o chocolate e Paulo Baier saiu cheio da capital cearense.

15-Fortaleza 4x1 Flamengo-RJ (Série A 2003)
No primeiro turno 2x0 para o Leão no Maracanã, foi a primeira vitória de um clube cearense no Maracanã. No Castelão, Renna abriu o placar logo no começo do jogo, aos 5 minutos. Aos 42 minutos, André Gomes empatou, mas dois minutos depois no apagar das luzes Fabiano Eller fez contra. O que parecia uma vitória comum teve outros ares no fim do jogo, com gols de Vinícius e mais um de Renna, o Tricolor mandou um chocolate carioca para os flamenguistas e comandou o maior placar de um time cearense para cima do Flamengo.

16-Fortaleza 5x1 Fluminense-RJ (Série A 2005)
(Foto: Divulgação)
A maior goleado entre Fortaleza e Fluminense foi no Castelão. Com show de Alex Afonso que marcou 2 gols, o Leão não tomou conhecimento do tricolor carioca e chacoalhou de 5. Juan contra, Rinaldo e Lúcio "Bala" fecharam o massacre que teve com gol de Igor um conta menor.

17-Jundiaí-SP 1x6 Fortaleza (Série B 2002)
Semifinal da Série B de 2002, o Fortaleza chega ao Jaime Cintra para enfrenta o time de casa, o Jundiaí. A tarde é do baixinho Clodoaldo que deixa sua marca três vezes, com Juninho Cearense, Kel e Vinícius fechando o chocolate. O Jundiaí virou Paulista e três anos mais tarde conquistaria a Copa do Brasil, o Leão empataria na volta por 2x2 no PV e voltaria a Primeira Divisão depois de 10 anos.

18-Fortaleza 5x2 São Caetano-SP (Série A 2005)
Nos últimos cinco anos antes do jogo, o São Caetano tinha sido duas vezes vice-campeão Brasileiro, Campeão Paulista, vice-campeão da Libertadores e era sempre um time bastante enjoado de se enfrentar. No Castelão, o Leão não tomou conhecimento. Edílson "Capetinha" abriria o placar para os visitantes, mas Lúcio "Bala", Igor, Lúcio "Bala" de novo, Fumagalli e Rinaldo aplicavam um chocolate daqueles. Edílson ainda diminuiria no fim, mas já era tarde, show leonino.

19-Fortaleza 5x1 Bahia-BA (Série B 2008)
O jogo marcava o jogo 400 de Dude no Leão, a estreia de Adaílton como profissional do Leão e foi inesquecível. Cléber Carioca abria o placar com passe de Elias hoje no Fortaleza. Aí começa o show do garoto Adaílton empatando o jogo. No começo do segundo tempo Eusébio vira, Adaílton amplia, o Paulo Isidoro abre a goleada e Adaílton pela terceira vez marca o quinto, uma goleada sensacional em cima do nosso rival da próxima quarta-feira.

20-Fortaleza 7x2 Ceará (Campeonato Cearense 1999)
O jogo já não valia mais nada. O Leão estava eliminado, já o Ceará estava na final para o que seria seu tetracampeonato, mas isso não impediu um chocolate daqueles, o início dos 16 jogos sem vencer o Fortaleza que duraria dois anos. O Leão chegou a abrir 5x0, até Gilmar Serafim diminuir e Jaime, em seu último Clássico pelo alvinegro, fechou o placar, o lateral que no ano seguinte seria o reserva do time campeão do tricolor. Pelo Fortaleza, Clayton Maranhense marcou quatro vezes, recorde que foi igualado por Rinaldo no 6x3 em 2006, o baixinho Clodoaldo, Eron e Róbson marcaram os outros gols. 

Por Luca Laprovitera
Twitter: @luca laprovitera   
Google+: +Luca Laprovitera 
Facebook: https://www.facebook.com/lucalaprovitera/