Paulo Bonamigo deu nova cara ao Fortaleza ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Paulo Bonamigo deu nova cara ao Fortaleza

Postado por Unknown às 16:53:00 quinta-feira, 29 de junho de 2017

Terceiro técnico em cinco meses, Paulo Bonamigo deu uma identidade ao grupo que passou a transmitir menos insegurança nos jogos; o apoio da torcida foi essencial.

Após mais uma trágica eliminação em mata-mata da Série C, a direção decidiu chutar o balde: mandou quase todo mundo embora. Do elenco que terminou a competição em 2016, apenas o goleiro Max Walef, o zagueiro Max Oliveira, os laterais Bruno Melo e Felipe e os meio-campistas Bruninho, Leandro Lima e Rodrigo Andrade permaneceram no grupo que iniciou a temporada de 2017. Desde então, foram 36 contratações e sete atletas promovidos ao profissional (Matheus Paiva; Iury Silva, Erick, Matheus Guimarães, Esdras; Luís Henrique e Wesley).

CONFIRA A LISTA COMPLETA DE TODOS OS ATLETAS CONTRATADOS PARA A TEMPORADA 2017

É notória a grande diferença entre organização no momento atual em comparação ao início do ano. Paulo Bonamigo é o terceiro treinador a comandar a equipe em um período de cinco meses, antes disso, Hermerson Maria — que iniciou o ano — e Marquinhos Santos não souberam colocar em prática seus princípios durante as competições. Veja os números dos três comandos técnicos durante o ano até agora:

Fortaleza durante o ano de 2017:
28 jogos - 12 vitórias - 9 empates - 7 derrotas | 41 gols marcados e 21 sofridos.

Fortaleza sob comando de Hemerson Maria:
10 jogos - 4 vitórias - 4 empates - 2 derrotas | 13 gols marcados e 7 sofridos.
• A eliminação na Copa do Brasil ainda na primeira fase foi o estopim para sua demissão. Elenco bem montado mas baixa produtividade eram as características de seu trabalho.

Fortaleza sob o comando de Marquinhos Santos:
10 jogos - 3 vitórias - 4 empates - 3 derrotas | 14 gols feitos e 11 sofridos.
• Ainda com o trabalho do antigo treinador em condução, Marquinhos sofreu uma dolorida eliminação na Copa do Nordeste ainda na fase de grupos e outra no estadual que, após disputar três jogos em uma semifinal, não venceu nenhum e acabou amargando a não classificação para a Copa do Brasil e Copa do Nordeste para o ano de 2018, ano do centenário do clube.

Fortaleza sob o comando de Paulo Bonamigo:
7 jogos - 4 vitórias - 1 empate - 2 derrotas | 11 gols marcados e 4 sofridos.
• Chegou apenas para comandar o time no Campeonato Brasileiro, sem nenhuma competição a mais. Mantendo o ritmo, deverá seguir até o fim no ano.

Daniel Frasson atuou como interino após a queda de Hemerson Maria e antes da chegada de Marquinhos Santos no jogo contra o Uniclinic, onde o Fortaleza venceu por 3 a 0, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Cearense.

Mesmo tendo poucos jogos a frente do Tricolor de Aço nesse ano, Bonamigo têm criado situações favoráveis aos principais quesitos técnicos e táticos que um time precisar ter: organização, coletividade, alto empenho e convicção. Dentro de campo, até a raça que faltou durante todo o início da temporada está voltando ser vista.

Posse de bola e uma boa ligação entre defesa e ataque é uma das diferenças que se destacam. Após a chegada do novo treinador, nove jogadores foram contratados para a Série C, oito já foram utilizados na competição e, entre esses, cinco a seis frequentam os onze iniciais em determinados jogos. Voltando aos números, Paulo foi o primeiro que conseguiu o feito de ganhar três partidas consecutivas e ficar a cinco jogos sem perder; o fator casa é mais decisivo, são três vitórias em três jogos. Todas convictas.

A última derrota do Fortaleza em casa pela Série C, completou um ano no último dia 18 de junho. A partida foi contra o ABC/RN, na Arena Castelão, válida pela 5ª rodada.

• Estreia em casa na competição, ainda sob desconfiança.
Fortaleza 1x0 Botafogo/PB.


• Após vitória fora de casa contra o Salgueiro, PV lotado a espera de festa. Ela veio. 
Fortaleza 3x0 ASA/AL.


• O empate contra o Cuiabá longe de casa não foi um péssimo resultado. Mais uma goleada.
Fortaleza 3x0 Sampaio Corrêa/MA.



É apenas o começo, ainda vamos para a 8ª rodada, mas os méritos estão aí. Eles mostram como a equipe se divide na liderança do Grupo A, oscilando com CSA e Botafogo quem faz a melhor campanha. Com o Estádio Presidente Vargas lotado, no próximo domingo (2), o Fortaleza vai em busca da vitória contra o Confiança, o atual 6° colocado.



Vinícius Palheta
Instagram: @v_palheta