Precisamos falar da Janela de Transferências ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Precisamos falar da Janela de Transferências

Postado por BORA LEÃO às 16:37:00 segunda-feira, 24 de julho de 2017

A saída de Pedro Carmona uma semana após o encerramento das inscrições da Série C evidencia a falha no calendário de mercado da CBF. Faltando mais de um mês para o encerramento da janela européia e cerca de 40 dias para o fim das inscrições da Série A do Brasileiro, clubes de divisões inferiores temem perder seus destaques para a reta final das competições nacionais.

Pedro Carmona foi anunciado pelo Fortaleza no dia 1º de junho, foram exatos 51 dias até a tarde do último sábado (22 de julho), quando o clube comunicou a transferência do meio-campista para o futebol coreano. Não que o meia tenha sido marcante, atuou em apenas quatro partidas, duas como titular e marcou um único gol na estreia contra o Sampaio Corrêa-MA.
Carmona comemorando seu único gol pelo Fortaleza
contra o Sampaio Corrêa (Foto: Saulo Roberto/Fortaleza EC)
Para a Série C desse ano, a CBF colocou uma data limite para inscrição de atletas, terminada no dia 14 de julho, para evitar casos como o atacante Eliandro, contratado pelo Guarani-SP dias antes das quartas-de-final do ano passado. A data encerrou as contratações na sexta-feira anterior a 9ª rodada, mas deixou aceso o sinal amarelo de todos os clubes, que também tem um limite de inscrições, 35 jogadores.

O Fortaleza com a saída de Carmona já tem 3 inscrições perdidas, as do zagueiro Heitor que está no Vila Nova-GO e do meia Cássio Ortega que está hoje no Salgueiro-PE, sem poder mudar, perdendo as três vagas. Então, são 29 atletas de linha para o restante da competição.

E porque ficar preocupado? Ontem, 21 de julho, foi encerrada a janela de transferências internacionais do futebol brasileiro, ou seja, os clubes do país não podem mais contratar jogadores advindos do futebol do exterior até o início de 2017. Enquanto o Palmeiras trouxe o atacante Deyverson (ex-Alavés/ESP) e o Flamengo contratou o goleiro Diego Alves (ex-Valência/ESP), outros clubes temem perder bons atletas, o Santos que renovou recentemente com o zagueiro Lucas Veríssimo e com o meia Jean Mota, ex-Fortaleza, pode perder os atletas que tem proposta do Saint-Étienne, da França, e os times europeus podem retirar nossos atletas do país até o dia 31 de agosto, podemos perder jogadores para o Velho Continente e só podendo tirar do próprio do futebol brasileiro, o alvo normalmente são as divisões inferiores.

A Coréia do Sul que já tirou Pedro Carmona do Leão tem janela de transferência aberta até essa sexta-feira, 28 de julho, o Japão até o dia 18 de agosto, a Europa até o dia 31 de agosto, já das Séries A e B só irão fechar em setembro e agosto respectivamente, deixando os clubes da Série C totalmente vulneráveis.

Sempre importante ficar de olhos abertos para a janela de transferências e para o tamanho do nosso elenco, temos ainda quase dois meses para ficarmos ansiosos a cada necessidade de um time de divisão superior no mercado de jogadores. Confira quem são hoje os jogadores que ainda podem atuar pelo Fortaleza na Série C:

GOLEIROS: Marcelo Boeck, Matheus Inácio, Max Walef e Matheus Jesus (não está inscrito, mas no caso da saída de um goleiro, pode haver uma substituição)
LATERAIS-DIREITOS: Felipe e Jefferson
ZAGUEIROS: Adalberto, Del’Amore, Edimar, Ligger, Max Oliveira e Rodrigo Mancha
LATERAIS-ESQUERDOS: Bruno Melo e Guilherme Santos
VOLANTES: Aldo, Anderson Uchôa, Pablo e Wellington Reis
MEIAS: Adenilson, Everton, Leandro Lima, Ronny, Vinícius Pacheco, Wesley e Willian Schuster
ATACANTES: Gabriel Pereira, Hiago, Jô, Leandro Cearense, Lúcio Flávio, Luís Henrique, Paulo Sérgio e Vinícius Baiano.