Sport e Náutico deixam a Liga do Nordeste: temos vaga? Saiba mais ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Sport e Náutico deixam a Liga do Nordeste: temos vaga? Saiba mais

Postado por Paulo Rodrigo às 22:28:00 quinta-feira, 6 de julho de 2017
(Foto: Antônio Melcop)
Uma polêmica balançou o futebol nordestino nos últimos dias: a saída de Sport e Náutico da Liga do Nordeste. Uma novela que se estendeu no decorrer da semana. Por isso, resolvemos apurar e atualizar o torcedor sobre até que ponto o Fortaleza pode se envolver nessa situação embolada.

Tudo começou na segunda-feira (3), quando o Sport anunciou a desfiliação em seu site oficial, ressaltando, inclusive, que o documento utilizado também foi assinado pelo Náutico. No mesmo dia, o presidente rubro-negro, Arnaldo Barros, explanou sobre os motivos que levaram à decisão. Segundo ele, o rompimento se deu pela "busca de um torneio mais rentável financeiramente e com calendário 'mais humanizado'", deixando claro o desinteresse em participar da competição regional em 2018.

Desfiliar-se da Liga do Nordeste, porém, não garante que os clubes deixarão de disputar o Nordestão. Isto porque, apesar de ter a parte financeira controlada pela Liga, a competição é organizada pela CBF. Logo, o pedido deve ser formalizado junto à instituição. Fato que ainda não ocorreu. Além disso, Sampaio Corrêa e River/PI são exemplos de clubes não-filiados que disputam a Copa do Nordeste.

O Fortaleza, por sua vez, ainda não manifestou interesse direto em ficar com uma das possíveis vagas, mas reforçou, por meio de nota, sua filiação à Liga do Nordeste, bem como a concordância com o formato de disputa e afins. Nas entre-linhas, estar de acordo com o funcionamento da competição é uma forma de "estar de olho" no que pode vir. Confira um trecho da nota ao público:

"Acreditamos firmemente que a Liga do Nordeste, as Federações Estaduais e a Confederação Brasileira de Futebol, de fato, com o novo formato encaminham para o fortalecimento técnico da competição e para incremento comercial da Copa do Nordeste. Acreditamos que somente através da UNIÃO de nós Clubes cobrando juntos, dentro da Liga do Nordeste, e decidindo por Assembleia, que as melhorias técnicas e comerciais virão e a competição se tornará mais forte a cada edição. 

Por tudo isso, reafirmamos nossa condição de filiado à Liga do Nordeste e favoráveis à plena continuidade da Copa do Nordeste, nos moldes definidos em Assembleia Geral."

LEIA A NOTA COMPLETA AQUI.

E não foi só o Tricolor que reforçou sua filiação junto à Liga do Nordeste. Outros onze clubes se posicionaram a favor do novo formato e modelo de disputa, definido em Assembleia Geral.

A possibilidade mais palpável de o Fortaleza disputar a Copa do Nordeste em 2018 depende do afastamento oficial da Federação Pernambucana de Futebol da Liga. Segundo a Rádio Jornal "A criação de uma liga à parte é considerada, e Náutico, Sport e Santa Cruz, com o apoio da Federação Pernambucana de Futebol, tentam persuadir clubes de outros estados a se afastar da atual organização". Sendo assim, as vagas de Pernambuco seriam distribuídas para os Estados melhores ranqueados, com o Ceará herdando pelo menos uma. Justamente, a eventual vaga do Tricolor. Mas até então, como já afirmamos acima, não há nada oficial. Resta agora esperar os próximos capítulos.

Paulo Rodrigo
Instagram: paulorodrigo3
Twitter: prodrigo1995