É dia de decisão! Confira cinco motivos para você acreditar até o fim ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

sábado, 9 de setembro de 2017

É dia de decisão! Confira cinco motivos para você acreditar até o fim

Postado por Paulo Rodrigo às 12:12:00 sábado, 9 de setembro de 2017
Foto: Reprodução
O primeiro momento decisivo da temporada chegou antes do esperado. Até o final do primeiro turno a torcida Tricolor acreditava numa classificação antecipada mas, hoje, vive o drama de precisar ouvir o apito do árbitro após 90 minutos de jogo, diante do Moto Clune, na Arena Castelão, para ter seu destino selado. O Fortaleza avança? Fica no meio do caminho mais uma vez? É mais um "teste pra cardíaco", como diz Galvão Bueno.

Antes de chegar ao dia de hoje, 9 de setembro de 2017, o Leão percorreu um caminho de altos e baixos na temporada - mais baixos, se levarmos em conta a desconfiança da torcida -. As eliminações precoces nas Copas do Brasil, do NE e Campeonato Estadual, logo nos primeiros meses do ano, colaboraram.

Em tempos difíceis como esse, o que fazer? Muitos, optam por se abster. Outros, cobram com maior veemência. Mas também existem aqueles mais românticos, que acreditam até o fim, mesmo na adversidade. Pensando nisso, separamos um top 5 de resultados pouco prováveis, digamos assim, que o Fortaleza alcançou e, ao final da leitura, você escolhe qual lado ficar por hoje. Confira:

Fortaleza 4x4 Guarany de Sobral - Campeonato Cearense 2010

Quem lembra desse jogo? Era final de primeiro turno do Estadual. Com o Fortaleza às vésperas de disputar sua primeira temporada na Série C, o título cearense soaria como um recomeço. Era tudo que o Tricolor precisava. Mas no dia 28 de fevereiro, a situação parecia fugir do controle. Aos 18 minutos da segunda etapa o placar do Castelão marcava 4 a 1 para os visitantes. Muita gente começou a deixar o estádio. E quando poucos esperavam que algo fosse mudar, o Fortaleza começou sua reação. Guto aos 32 minutos; Rinaldo aos 34; e de novo o homem-raio aos 40. O improvável aconteceu, levando a decisão para os pênaltis. E adivinha? Vitória do Leão! 5x4 nas penalidades. Campeão do turno e vaga garantida na finalíssima.


River/PI 1x2 Fortaleza - Copa do Nordeste 2016

Esse jogo também foi tenso! Quem acompanha a Copa do Nordeste sabe: apenas três (dos cinco) vice-colocados de cada grupo avançam para a fase eliminatória. Em 2016, o Fortaleza foi um desses vices, com 10 pontos. Mas ele não foi o único. Outras três equipes somaram a mesma pontuação: Salgueiro, Santa Cruz e Sampaio Corrêa. Até os 34 minutos da etapa final, o Leão apenas empatava com o River, fora de casa. Até que, de pênalti, veio o gol da classificação e pelo saldo de gols, o Tricolor deixou um de seus concorrentes para trás e avançou.


Fortaleza 4x1 América/MG - Copa do Brasil 2016

Outro jogo de acabar com o coração de qualquer um também foi em 2016. Dessa vez pela Copa do Brasil. O jogo de ida, em Minas, terminou 1 a 0 para o Coelho. Aí você que não lembra, se pergunta: ganhamos de 4 a 1. Por que foi sofrido? E aí vai um breve resumo para quem não lembra... O Fortaleza fez um excelente primeiro tempo, abrindo 3 a 0 de vantagem. Porém, aos 18 da etapa final, Felipe foi expulso. Pouco depois, o América/MG diminuiu para 3 a 1. Mais um gol do adversário colocaria a classificação Tricolor em risco pelo critério de gol fora. Aos 32, porém, o alívio! Corrêa, de cabeça, fechou a goleada e carimbou a classificação do Fortaleza!


Fortaleza 2x2 Ceará - Campeonato Cearense 2015

Esse jogo não poderia ficar de fora, né? É um título que vai ficar marcado por muitos anos. Está na memória recente do torcedor, mas pode ser repetido sempre que preciso. Aos 31 minutos, o chapéu de Daniel Sobralense e a finalização sem chances para o goleiro. Depois, o drama de sofrer a virada entre os 37 e 45 minutos da etapa final. E, por fim, a redenção, claro, aos 47 minutos. Quando o Castelão inteiro fervia de um lado e, num piscar de olhos, ninguém mesmo acreditava no que estava acontecendo diante de seus olhos. Rivais, imprensa, torcida. Só o apito final trouxe à tona a realidade. Fortaleza campeão!


Fortaleza 2x0 Avaí - Série B do Campeonato Brasileiro 2004

Esse é, sem dúvida, outro resultado que marcou a história do Fortaleza. Série B 2004. Na época, apenas dois clubes subiam à elite. Na primeira fase, avançavam oito. O Tricolor classificou-se de forma modesta, apenas em 5º. Na fase seguinte, avançou como líder, disputando, assim, o quadrangular final, junto com: Brasiliense, Avaí e Bahia. Páreo duro. Todas as equipes entraram na última rodada com chances de classificação. O Fortaleza, porém, era o menos favorecido, pois, além de vencer, precisava de saldo. Seu adversário direto era o próprio Avaí, que somava oito pontos e um gol de saldo. Com cinco pontos e saldo de -2, as chances eram pequenas. Ainda mais com o atraso (proposital) na partida entre Bahia e Brasiliense. Os baianos também corriam por fora.

Com bola rolando, aos 32 minutos Marcelo Lopes abriu o placar para o Leão. Depois disso, não faltou drama para o torcedor. O torcedor ficava com o olho no campo e o ouvido no "radinho". A virada do Brasiliense, tirando o Bahia da jogada, animou novamente a torcida. Mas era preciso mais um gol. Foi aí que a estrela de Ronaldo Angelim brilhou. E, aos 32 minutos, dessa vez da etapa final, veio o gol do acesso. No drama e na raça!


Chega ao fim nosso "top 5". Vale lembrar que, cada partida teve seu nível de importância. Por isso, não escolhemos posições. O intuito é refletir sobre as mais diversas vezes que ficou difícil de acreditar, mas a situação se inverteu. E aí, de que lado você vai ficar hoje?