99 anos de Fortaleza: temos tanta história pra contar ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

99 anos de Fortaleza: temos tanta história pra contar

Postado por Paulo Rodrigo às 23:58:00 segunda-feira, 16 de outubro de 2017
Elenco do Fortaleza campeão em 1927
O Fortaleza Esporte Clube completa mais um ano no próximo dia 18 de outubro. São tantas histórias, idas e vindas, momentos de glórias, que seria injusto de nossa parte deixar para homenagear esse gigante apenas na data de seu surgimento. Então, vamos do começo... Na história ele ficou: Alcides Santos, nosso querido fundador.

Como citado em diversas oportunidades, Alcides Santos criou o Fortaleza inspirado nas cores da bandeira francesa. O motivo: de família nobre, estudou muitos anos na Europa, mais precisamente, na França. Com o clube fundado, foi o primeiro a exercer o cargo máximo de presidente. Logo em seus primeiros anos de existência, o Tricolor deu pistas do que viria pela frente. Em 1920, dois anos após seus primeiros passos, conquistou o primeiro título cearense. Mas não foi só isso. Na década em questão, o Leão conquistou nada menos que sete campeonatos estaduais.

No número de conquistas, nos faz lembrar da chamada "década de ouro". (Sim. Nós saímos do século XX para o XXI, mas não pare a leitura. Você vai entender). Continuando... Ao todo, também foram sete conquistas, entre os anos 2000 e 2009. A diferença é que, tal década foi complementada a um dos maiores feitos do Fortaleza na história do Campeonato Cearense: o tetracampeonato. Quem não lembra da vitória histórica diante do Guarany de Sobral, na final do 1º turno? Poucos acreditavam, mas o Tricolor fez o largo 4 a 1 do adversário terminar em 4 a 4, com direito a vitória nos pênaltis.

Na finalíssima, um Clássico-Rei completamente diferente. Leão recém-rebaixado à fatídica divisão que não precisamos citar no momento. O rival, em seu auge. Mas, acima de tudo, deu a lógica. Fabiano, gigante, pegou tudo. Vitória sofrida e, mais uma vez, nos pênaltis.

Viu só? Largamos em 1918 e, do nada, chegamos a 2010. Mas não pense que é preguiça para encurtar o texto. Até o dia do aniversário tem muito mais. Sem cronograma. Sem ordem. Só história.