Conheça o atleta: Derley é o primeiro contratado para 2018 ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Conheça o atleta: Derley é o primeiro contratado para 2018

Postado por Paulo Rodrigo às 21:03:00 segunda-feira, 20 de novembro de 2017
Foto: Reprodução
Na noite de hoje, 20, o Fortaleza anunciou Wanderley de Jesus Souza, Derley, de 31 anos, como primeiro contratado para a temporada 2018. Mas afinal, quem ele é? De onde veio? Em qual posição joga? Você saberá tudo isso e um pouco mais a seguir.

Passos na carreira

O volante não teve um início de carreira convencional. Revelado pelo Internacional/RS, onde chegou aos 21 anos de idade, Derley disse em entrevista que já não tinha mais idade para atuar na base do clube que lhe revelou.

"Foi no Inter que tive a oportunidade de começar como profissional. Cheguei lá com 21 anos, não tinha idade para juniores, idade para nada. Talvez, nenhum outro clube me aceitasse e o Inter me abriu as portas. Sou feliz e muito grato por isso. Tenho de fazer um grande jogo para mostrar o motivo pelo qual o Inter acreditou em mim" disse ao Globo Esporte.

Após certa rodagem, foi emprestado ao Náutico para a disputa da Série A em 2008 e foi lá onde viveu o que se pode considerar como os melhores anos de sua carreira até aqui. Por lá, permaneceu 2011 (entre empréstimo e contrato definitivo), até seguir para o Atlético Paranaense, onde já não rendeu o mesmo futebol de outrora, tendo menos oportunidades. Nem mesmo o retorno ao Timbú, em 2013, foi o suficiente para retomar os bons momentos.

Em 2014, passou a tentar a vida no futebol internacional. Primeiro, no Emirates Club, dos Emirados Árabes. Depois, no futebol mexicano, onde defendeu Club León, Mineros Zacatecas e Juárez.

Por fim, atuou nas duas últimas campanhas do Santa Cruz/PE, que não terminaram nada bem. Em 2016, o Santa foi rebaixado à Série B. Na temporada atual, rebaixamento à terceira divisão.

Estilo de jogo...

Pelo apurado, Derley faz o estilo de volante "à moda antiga". Defensivo, com chegadas firmes e demonstração de empenho dentro de campo. Quem espera que a bola seja tratada com carinho em suas mãos, pode acabar um pouco frustrado. Na dose certa, pode se tornar um incentivador para os demais companheiros.

Apesar de não marcar tantos gols (por conta de sua função), Derley carrega em sua galeria alguns belos gols, sempre surgindo como elemento surpresa no meio da defesa adversária ou utilizando-se da sua própria velocidade que, inclusive, já lhe conferiu a posição de lateral direito em algumas oportunidades.

Polêmica recente e julgamento

Derley foi expulso no último clássico pernambucano entre Santa Cruz e Náutico, válido pela 33ª rodada da Série B. O motivo? Partir para cima do árbitro Thiago do Santos Peixoto para reclamar de um pênalti não marcado, acertando-lhe com uma cabeçada. Com tudo anotado em súmula (além de outros companheiros envolvidos), Santa Cruz e volante foram julgados na última sexta-feira, 17.

Com isso, Derley pegou um gancho de quatro jogos. Dois para cumprir ainda esse ano, na reta final da Série B, e mais dois, acumulados para competições CBF em 2018.

E você, o que achou da contratação? Deixe sua opinião nos comentários.