Copa do Brasil em 2018? Veja o que o Fortaleza precisa para se classificar ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

domingo, 19 de novembro de 2017

Copa do Brasil em 2018? Veja o que o Fortaleza precisa para se classificar

Postado por Unknown às 18:45:00 domingo, 19 de novembro de 2017

Depois de não chegar até a final do Campeonato Cearense ao ser eliminado pelo Ferroviário na semifinal e de ser vice-campeão da Copa Fares Lopes após não superar o Floresta na decisão, o Fortaleza depende do ranking da CBF para se classificar para a Copa do Brasil em 2018 e até o momento ainda não tem vaga na competição mais democrática do país.

A Copa do Brasil distribui 91 vagas, sendo dez delas pelo Ranking da CBF. Pela atualização, hoje elas estão sendo preenchidas (para entender clique aqui) por Figueirense-SC, Atlético-GO, Paraná-PR, Joinville-SC, Náutico-PE, Juventude-RS, Bragantino-SP, Oeste-SP, Boa Esporte-MG e Londrina-PR. O Fortaleza é exatamente o 11º clube colocado no ranking que ainda não tem vaga, portanto ele observa os momentos finais do Campeonato Brasileiro da Série A e a decisão da Copa Santa Catarina para saber se participa ou não da Copa do Brasil em 2018.

(Foto: Levi Bianco/Getty Images)
O time que será comandado por Rogério Ceni em 2018 terá que torcer por quatro equipes para isso acontecer, são elas Bahia, Atlético-PR, Chapecoense-SC e Brusque-SC. Para Bahia e Atlético o caso é "simples", basta a classificação para a Copa Libertadores da América. Já Chapecoense e Brusque trabalhariam juntos, caso a Chape consiga a vaga na Libertadores, o torcedor tricolor terá que torcer para o Brusque conquistar a Copa Santa Catarina. Muita informação? Pois a gente explica, confere aí.


BAHIA-BA
Bahia campeão da Copa do Nordeste 2017
(Foto: Édson Ruiz/Gazeta Press/COOFIAV)
Como conquistou o título da Copa do Nordeste, o Bahia deu sua vaga de vice-campeão baiano ao Vitória da Conquista que ficou na 4ª posição no torneio. Porém, o tricolor baiano pode continuar dando vagas na Copa do Brasil de herança. Na luta pela Libertadores, estão em 10º lugar no Campeonato Brasileiro e caso se classifiquem para a Libertadores, a vaga da Copa do Nordeste será dada ao vice-campeão, o Sport de Recife-PE.

Aí é que entra a parte que temos que respirar um pouco. O Sport já tem vaga assegurada por ser campeão do Campeonato Pernambucano, assim como o Salgueiro vice-campeão e o Santa Cruz que ficou em 3º lugar. Porém, como herdaria a vaga do Nordestão, a equipe rubro-negra já entraria direto nas Oitavas-de-Final da competição, abrindo uma vaga em seu estadual, e o Náutico que ficou em 4º lugar herdaria a vaga, se classificando sem necessidade de se classificar pelo ranking da CBF, abrindo a posição para o Fortaleza.

ATLÉTICO-PR
Atlético jogou a Libertadores em 2017 e quer voltar em 2018
(Foto: PR Press)
Outra torcida do Fortaleza fica com o Atlético-PR, atual 11º colocado do Brasileiro. A equipe paranaense ainda luta por uma vaga na Copa Libertadores em 2018. Vice-campeão do Campeonato Paranaense, ocupa uma das três vagas de seu estado ao lado do campeão Coritiba e do 3º colocado Cianorte. Caso o Furacão conquiste uma das vagas a principal competição internacional do continente, o Londrina que ficou em 4º lugar herda a vaga do estadual e deixa o Fortaleza com 10º clube sem vaga direta no Ranking da CBF e na Copa do Brasil em 2018.

BRUSQUE E CHAPECOENSE-SC
Chapecoense no Brasileiro e Brusque na Copa SC podem nos ajudar.
(Fotos: Estadão e Márcio Costódio/O Município)

Depois de se salvar da queda, a Chapecoense já sonha em Libertadores com a 12ª posição no Brasileiro. Campeã catarinense, a Chape já tem vaga garantida na Copa do Brasil junto com o vice-campeão Avaí e o Criciúma que ficou em 3º lugar. O Brusque foi o time melhor colocado no estadual sem vaga ficando na 4ª posição e ao vencer o Joinville fora de casa por 3x0 hoje, garantiu a vaga na decisão da Copa Santa Catarina. 

As finais serão nos dias 26/11 e 03/12 contra o Atlético Tubarão que por ter melhor campanha irá decidir em casa. Caso a Chapecoense se garanta na Libertadores, o Brusque herdaria a vaga no Campeonato Catarinense, mas se o time o quadricolor for campeão da Copa Santa Catarina, o time seguinte na classificação do estadual ganharia a vaga, que foi o Joinville 5º colocado, com essa combinação, o Joinville não precisaria do Ranking da CBF, abrindo uma posição para o Fortaleza.

ELES REALMENTE PRECISAM IR PARA A LIBERTADORES?
Tecnicamente não, existem algumas variantes. A maneira mais fácil é com Grêmio sendo campeão da Libertadores desse ano e o Flamengo sendo campeão da Copa Sul-americana. O tricolor gaúcho começa a disputa da final na próxima quarta-feira (22/11) contra o Lanús da Argentina, enquanto o Flamengo está na semifinal que se inicia na quinta-feira (23/11) contra o Junior Barranquilla da Colômbia e se avançar a final pegaria Libertad do Paraguai ou Independiente da Argentina. 

Com os brasileiros sendo campeões continentais, o G6 de classificados para a Libertadores de 2018 vira G8, ou até mesmo G9, já que o Cruzeiro campeão da Copa do Brasil está nesse bolo, aumentando ainda mais a zona de classificação. Porém, caso nenhum dos dois sendo campeões, as vagas nas Oitavas serão dadas ao campeão da Série B que terá sua última rodada no sábado (26/11) com América-MG e Internacional-RS disputando a taça e nada alterando a nossa história, e ao clube melhor classificado fora da zona de classificação da Libertadores. Então a chance ainda não acabou, mas requer observação e paciência.