Favor, não confundir Rogério Ceni ídolo com treinador ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Favor, não confundir Rogério Ceni ídolo com treinador

Postado por Paulo Rodrigo às 13:50:00 terça-feira, 14 de novembro de 2017
Foto: Photo Press/Folhapress
O "boom" da contratação do ex-goleiro e ídolo são-paulino parece não ter fim. Imprensa nacional de olho, apresentação oficial marcada e festa programada para tal. Com direito a atração musical. Tudo isso é indispensável, tendo em vista aquilo que a "marca" Rogério Ceni tem a oferecer. Porém, como qualquer coisa na vida, existe um limite. E para nós, esse deve ser: não confundir ídolo e treinador.

Vamos com calma...

Primeiro, é preciso entender uma coisa: ao ver a palavra ídolo nesse texto, considere como de terceiros e não nosso. Continuando... A contratação de Ceni carrega grande peso e agrega valor ao Fortaleza. Afinal, trata-se do maior goleador entre goleiros, multicampeão e, na história, um dos maiores futebolistas brasileiros.

Em termos de Marketing, atenção da mídia e acréscimo financeiro, seja através da venda de produtos ou chegada de patrocinadores, é algo excelente. O clube precisava disso. Mas essa euforia, pelo menos por ora, deve parar por aí. 

Tirando todos os benefícios citados extra-campo, Rogério Ceni é só mais um treinador a chegar ao Fortaleza Esporte Clube. Se considerarmos seu trabalho recente, inclusive, trata-se de uma aposta. A montagem do elenco sequer está bem desenhada. Por isso, é preciso ter calma.

Se conter agora, comemorar depois

Há pouco mais de duas semanas o treinador não aparecia nem entre os especulados. No decorrer da negociação, opiniões divididas. Hoje, a euforia toma conta de muitos. Mas antes de tudo, é preciso deixá-lo trabalhar. Criar expectativas desnecessárias antes mesmo da pré-temporada, pode ser um banho de água fria mais tarde.

Deixá-lo nos surpreender parece o mais sensato. O segundo semestre de 2017 tem sido espetacular para o Fortaleza e a expectativa é que o clima bom permaneça para o centenário. É importante se conter agora, aguardando contratações e jogos, ou seja, deixando o trabalho fluir. Para comemorar depois e aí, quem sabe, pensar em colocar Rogério Ceni em nossa seleta categoria de ídolos.