Rogério Ceni e o Marketing do Fortaleza ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

sábado, 11 de novembro de 2017

Rogério Ceni e o Marketing do Fortaleza

Postado por BORA LEÃO às 17:24:00 sábado, 11 de novembro de 2017
Rogério Ceni não é apenas o novo técnico, mas também
uma nova marca a ser explorada pelo Leão 

Antes de falar da questão técnica de Rogério Ceni como treinador vamos analisar o impacto de Marketing que sua contratação do técnico do Fortaleza causou em todo país com visibilidade gigante e números nunca antes vistos.

Primeiramente temos que definir que toda a força que o nome Rogério Ceni tem, gira em torno do jogador que ele foi. Não por menos, foram 25 anos no São Paulo, 18 como titular, goleiro com maior número de gols na história, atleta com mais jogos por um só clube, 21 títulos conquistados, como duas Libertadores, dois Mundiais, quatro Campeonatos Brasileiros e uma Copa do Mundo. O outro motivo foi que o ex-goleiro sempre foi querido pela mídia, cortez, educado, sempre falou bem se mostrando um líder única para a principal equipe brasileira nas últimas décadas.

Rogério teve um trabalho de altos e baixos comandando o São Paulo, mas chega no Fortaleza para se firmar como técnico e ainda goza de todo seu prestígio da carreira de atleta e para o Leão do Pici isso é uma vantagem única. Vamos iniciar com números grosseiros, desde o anúncio do novo comandante nas últimas horas, as redes sociais do clube tiveram aumento significativo:


Facebook - 596.192 para 603.592 curtidores
Twitter - 159.012 para 161.952 seguidores
Instagram - 133.046 para 137.328 seguidores
TV Leão - 17.800 para 18.041 inscritos

Paulo Calçade comentando o acerto de Rogério Ceni
no comando tricolor na ESPN Brasil 

Presidente Marcelo Paz ao vivo
na ESPN Brasil
Além disso, nos últimos dias, o presidente Marcelo Paz não se dedicou a falar com as usuais emissoras do estado, ele entrou ao vivo na ESPN Brasil, Fox Sports, Esporte Interativo e Band Sports, além da confirmação da contratação durante a transmissão de Suécia e Itália pelas Eliminatórias da Copa de 2018, na SporTv, o Fortaleza foi junto a Seleção Brasileira que jogou hoje, o assunto mais comentado do dia.

No Twitter, Fortaleza foi trending topic no país com mais de 15 mil menções, além de uma das notícias mais vistas no momentz de ontem. Ao procurar no Google sobre Rogério Ceni, fora seu site oficial, a primeira notícia não relacionada ao Tricolor do Pici está apenas na 3ª página.

E O QUE ISSO TRAZ DE BOM AO FORTALEZA?
Sem entrar nos méritos técnicos, o Fortaleza garantiu dias de exposições de marca e visibilidade em todo país, além de muitas menções na mídia estrangeira, especialmente pela América Latina. Por todo respeito e cobrança em cima de Rogério, o Fortaleza estará sempre sendo lembrado pela mídia nacional e os olhos estarão sobre o desempenho do ex-goleiro, chamando maior atenção de atletas e parceiros.

Página do Google ao procurar por Rogério Ceni
E O MARKETING?
Sendo um setor que cresce a cada ano, o Marketing do Fortaleza disputou o prêmio de Melhores do Ano da Rede Globo nos últimos dois anos pelos comerciais junto ao Sócio Torcedor. A ampliação do programa de Sócios e a criação da marca própria, Leão 1918, ressaltam a preocupação do clube em sobreviver por conta própria sem precisar de um 'mecenas'/milionário bancando tudo.

Em entrevista para a TV Leão semanas atrás o Gerente de Marketing Marcel Pinheiro comentou que o clube planeja expandir os materiais e trazer produtos a preços mais populares. Com a Leão 1918, o Fortaleza abriu também espaço para licenciamento de marcas e produtos que já rende frutos com a parceria com a Alice's Buffet. Em ano de centenário e com o acesso, além de um novo forte no banco de reservas, a tendência é que o clube tenha mais poder de barganha e procura no mercado comercial a partir do fim desse ano, especialmente se a parceria com a Caixa Econômica for firmada, tendo assim o clube os dois principais nomes de patrocínio esportivo do país na camisa, já que a MRV continua até o fim do próximo ano.

O QUE ESPERAR?
Muitos conhecem o Marcelo Paz que nos últimos anos foi Diretor de Futebol, agora terão a oportunidade de conhecer o Marcelo Paz gestor, presidente. Sua primeira cartada a nível de marca foi espetacular e podemos esperar mais para os próximos meses, especialmente com as melhorias estruturais prometidas pelo Leão 100, Rogério é o primeiro passo para a tomada de uma auto-confiança da torcida, que não deve ser confundida com soberba, e da abertura de portas nunca antes abertas no Pici.