A importância dos exames na pré-temporada; veja quem falta se juntar ao elenco ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

A importância dos exames na pré-temporada; veja quem falta se juntar ao elenco

Postado por Unknown às 14:26:00 quinta-feira, 28 de dezembro de 2017
Jogadores foramfazer exames no Hospital OTOclínica, localizado na capital. (Foto: Reprodução/Fortaleza EC)
Qualquer prática de exercício físico exige um acompanhamento médico, seja uma corridinha na praia ou um treino de alta intensidadeProfissionais indicam o monitoramento de especialistas da área da saúde. Sabendo da importância de avaliações físicas para os atletas nesse início de temporada, é preciso ter cautela em vários momentos, desde a contratação até o começo dos treinamentos.

No Fortaleza não é diferente. Tendo uma comissão técnica qualificada, o clube se propõe a precaver situações constrangedoras, que limitem a evolução de um atleta. O bom nível físico é essencial para um ano, em meio a jogos inúmeros e importantes, é o que conta Rafael Veras, médico do Fortaleza. 

"A pré-temporada do Fortaleza tem o intuito de tentar, ao máximo, ver como o atleta chega no Departamento Médico para avaliar a parte clínica, física, porcentual de gordura e ver como atleta vai se preparar. Trabalhamos em cima do que a gente vai ter durante a temporada em relação ao número de jogos." 

Ricardo Veras, médico do clube.
Tudo têm despesa, levando em consideração o tempo de preparação física dos jogadores. Foram realizados exames de cardiologia, ortopedia, fisioterápicos pulmonares.  Visando isso, Rafael também comenta a importância desse processo de avaliação em conjunto, valorizando toda a equipe médica do Leão. 

"Tudo avaliado junto com o setor de fisioterapia, isso tudo para prevenção de lesões. Hoje no futebol a questão de prevenir, evitando custos ao clube e isso reflete em investimentos, tanto no time como na estrutura. Em cima disso, vemos se os jogadores têm histórico de lesões recentes, históricos de cirurgia, fazemos teste para isso." 

Em caso mais recente, Rafael Veras disse ao Bora Leão alguns casos em particular como Alípio e Roger Carvalho. 

Alípio: "Fez uma temporada excelente no Vila Nova em 2017, em seu histórico ele tem uma lesão no joelho em 2012 e, de lá pra cá, somente lesões musculares, nada que impeça o atleta de exercer o alto desempenho." 

Roger Carvalho: "Roger fez uma cirurgia no osso calcâneo, ou Tendão de Aquiles, porém ele já está em fase de transição e de fortalecimento muscular. Ele está apto sim, só lhe resta trabalhar a musculatura como qualquer outro atleta que passa por procedimento cirúrgico. Roger já faz trabalhos específicos e participará sim dessa pré-temporada." 

Entre todos os já remanescentes e contratados que treinam no CT Ribamar Bezerra desde o último dia 26, restam apenas três se apresentarem: Alan Mineiro, Gustavo e Igor Henrique. O elenco deverá estar completo até próxima semana.


Vinícius Palheta