Como jogará o Fortaleza de Rogério Ceni? ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Como jogará o Fortaleza de Rogério Ceni?

Postado por Luca Laprovitera às 18:25:00 quarta-feira, 20 de dezembro de 2017
Rogério Ceni e o presidente Marcelo Paz na apresentação do treinador.
(Foto: Matheus Dantas/O Povo)

O Fortaleza confirmou Diego Jussani como sua 9ª contratação para 2018 e o elenco começa a tomar forma. Podemos dizer que a defesa já está fechada com as contratações do próprio Jussani e de Roger Carvalho, além das renovações de Adalberto e Ligger, contando com a presença do garoto Guilherme que deve ajudar no profissional após a Copa São Paulo.

Outros setores ainda carecem de nomes, como as laterais, pelo menos um de cada lado. Na esquerda, Leonan já parece bem próximo para lutar por vaga com Bruno Melo, vice-artilheiro do time em 2017 com 8 gols. Também é necessário um primeiro volante já que hoje apenas Anderson Uchôa e o garoto Andrei recém-subido aos profissionais, apesar de Derley também quebrar um galho, não sabemos se irá continuar ou quando poderá atuar. De segundo volante já temos Pablo e Felipe, mas como um dos dois deve ser remanejado para a lateral, um novo nome deve surgir e a bola da vez é Wellington Simião do Avaí-SC. Sérgio também subido das bases também faz a saída de volante, assim como a lateral-esquerda, mas não deve brigar por vaga, pelo menos agora. 

Entre os meias, de central temos Alan Mineiro, além de Germán Pacheco e João Henrique também fazem essa função. Pelas pontas estamos bem recheados, apesar de que uma contratação não faria mal. Edinho e Germán Pacheco pela direita, pela esquerda João Henrique e Léo Natel, além de que Germán e Edinho podem quebrar um galho por lá também. Ao que se indica, o garoto Jacaré que veio do Icasa-CE pode pintar pelas pontas, mas não é certeza, especialmente nesse início. 

De centroavante Gustavo, Paulo Sérgio e o recém-promovido Denis fazem essa função. A torcida ainda está desconfiada e como o nome de Jonatas Belusso esfria, um outro 9 pode dar uma aliviada nos ânimos. 

Agora vamos falar de Rogério. No São Paulo, Ceni gostava de atuar no 4-1-4-1 e 4-3-3, mas fez algumas alterações durante sua passagem, passeando pelo 3-4-3 e pelo 3-5-2. Pelas características do elenco montado, podemos ver um 4-2-3-1 no papel, mas que seria a movimentação do 4-1-4-1 defendendo e um 4-3-3 atacando. Fizemos algumas simulações contando com atletas do elenco atual e suas características. Lembrando que são apenas simulações:

O MAIS PROVÁVEL
O 4-1-4-1, foi o esquema mais usado por Rogério no São Paulo.Uchôa defendendo, mas a saída viria pelos dois meias centrais.
O 4-2-3-1 parece a mais provável pelas características.
A equipe investiria muito na força dos pontas. 
O QUE PODE APARECER
Segundo esquema mais usado por Rogério no São Paulo,o 4-3-3 pode aparecer.
Esquema foi usado por todo 2017 no Leão, mas com jogadores fora de posição.
Rogério chegou a usar o 3-4-3 algumas vezes. No Fortaleza irá precisar
de jogadores mais fortes fisicamente, podendo sacrificar um meio mais criativo.

Mais difícil de ser usado, o 3-5-2 aposta muito nos alas.
Pelo menos zagueiros tem para se usar no esquema.

Por Luca Laprovitera