Mesmo com acesso, Fortaleza perde duas posições no ranking da CBF ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Mesmo com acesso, Fortaleza perde duas posições no ranking da CBF

Postado por Paulo Rodrigo às 21:06:00 segunda-feira, 4 de dezembro de 2017
Lucas Figueiredo/CBF
O novo ranking da Confederação Brasileira de Futebol foi anunciado hoje, 4, com mudança na liderança e Leão duas posições abaixo, agora na 42ª posição. Pois é. Nem mesmo o acesso foi capaz de apagar o ano ruim do Tricolor, que acumulou negativas no primeiro semestre do ano.

Pontos negativos

Quando visto de forma superficial, o ranking da CBF não parece lá grande coisa. Mas se pensado um pouco além, é possível obter, com ele, uma vaga na Copa do Brasil, por exemplo. Justamente o que faltou ao Fortaleza. Além disso, o ranking também é critério para outras situações, como sorteios em competições organizadas pela entidade.

Outra questão ruim para o Tricolor: só disputará duas competições na temporada 2018. Estadual e Série B. Ou seja, sem a Copa BR como forma de pontuar. A preocupação em perder posições, pelo menos no momento, não é das maiores. O lado ruim da história é uma possível distância que seus "concorrentes" poderão abrir.

Como funciona o Ranking Nacional de Clubes?

Existem pontuações pre-estabelecidas para cada divisão do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Além de uma bonificação para os campeões da Libertadores e da Sulamericana, caso sejam brasileiros. Confira:

Foto: Reprodução
Existe uma observação no arquivo que reforça ainda mais as percas de posição do Fortaleza: "A menor pontuação de uma Série é sempre superior à atribuída ao campeão da Série imediatamente inferior". Em outras palavras, mesmo com o vice-campeonato da Série C, o Tricolor pontuou menos do que o lanterna da Série B 2017.

Agora, além das várias cobranças que já cercam a equipe espontaneamente, voltar à Copa do Brasil se faz necessário e deve estar no "check list" do clube, entre as prioridades. O centenário se aproxima e o torcedor, certamente, irá cobrar.


CONFIRA A PRIMEIRA PÁGINA DO RANKING