Quem sobe das bases? ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

domingo, 24 de dezembro de 2017

Quem sobe das bases?

Postado por Luca Laprovitera às 16:52:00 domingo, 24 de dezembro de 2017
Equipe campeã cearense sub-20, em 2017. (Foto: Fortaleza/Divulgação)
Algumas pessoas perguntaram quem são os jovens que devem subir das categorias de base para reforçar o elenco profissional, em 2018. Então vamos falar um pouco deles, dar dados e características dos seis que irão compôr o elenco comandado por Rogério Ceni. Três só se apresentam após a Copa São Paulo para serem avaliados, são os zagueiros Guilherme e Zanatti, e o lateral-esquerdo Laerth. Já os volantes Andrei e Sérgio, e o atacante Denis já se apresentam na terça-feira, dia 26.

Todos eles estiveram no elenco Campeão Cearense Sub-20 desse ano, e todos atuaram pelo elenco profissional na Fares Lopes. Apenas Laerth jogou a Copa do Nordeste Sub-20, enquanto os demais estavam com a Seleção Cearense Sub-20 no Campeonato Brasileiro de Seleções da categoria. Conheçam os garotos:

GUILHERME (ZAGUEIRO)
(Foto: Arquivo Pessoal)
Com apenas 18, o garoto Guilherme é um dos principais destaques da zaga tricolor. Absoluto durante todo Estadual Sub-20, Guilherme atuou em 11 das 12 partidas, marcando 2 gols. Atuou durante a Fares Lopes, entrando em campo por 7 vezes. Foi titular da Seleção Cearense no Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-20, jogando as 2 partidas.

Destro, Guilherme tem bom posicionamento e recuperação, além de boa técnica e saída de jogo. Teve atuações bem destacadas na Fares Lopes, como nos jogos contra o Ceará, onde foi titular nas duas partidas ao lado de Del'Amore e demonstrou muita segurança.


ZANATTI (ZAGUEIRO)
Vindo do Londrina-PR, o zagueiro Zanatti chegou esse ano no Leão. Com apenas 19 anos, fez dupla sólida com Guilherme no Cearense Sub-20, onde atuou em 8 partidas e marcou 2 gols, sendo um na final contra o Aliança. Também foi titular nos dois jogos da Seleção Cearense Sub-20 e esteve em campo em 2 partidas na Taça Fares Lopes. Canhoto e bem alto (1,88 m), Zanatti se destaca pela velocidade e bom jogo aéreo.



LAERTH (LATERAL-ESQUERDO)
(Foto: Pedro Chaves)
Esse já é um conhecido de quem acompanha as bases do Tricolor de Aço. Laerth recebeu a primeira chance no profissional contra o Ferroviário, na Fares Lopes de 2015. Atuou também contra o Guarani de Juazeiro no Campeonato Cearense de 2016, e fez 4 jogos na última Fares Lopes, dando uma assistência. Desde 2015, já são 10 jogos como profissional do jovem lateral de apenas 19 anos que irá para sua terceira Copa São Paulo.

Titular durante todo o estadual sub-20, Laerth esteve presente em 9 jogos, perdendo dois embates por uma contusão e um por suspensão. O jogador se destaca pelo vigor físico e velocidade.



ANDREI (VOLANTE)
Antes de chegar no Fortaleza, em 2016, Andrei tinha passado pelas bases de Ceará e Sport. Primeiro volante, o jogador em 7 jogos no Campeonato Cearense Sub-20 desse ano e foi bem aproveitado na Fares Lopes, jogando 6 dos dez jogos da equipe. 

Foi convocado para o Brasileiro de Seleções, mas acabou não viajando. Andrei tem 20 anos, joga como volante de contenção, tem bom posicionamento tático e boa saída de jogo. Levou apenas um cartão amarelo em toda Fares Lopes, por reclamação quando ainda estava no banco de reservas no Clássico-Rei.


SÉRGIO (VOLANTE)
Sérgio tem 20 anos e é um dos jogadores mais dinâmicos da base tricolor. Natural de Jaguaruana, no interior do estado, é sobrinho do ex-volante Dude. Chamou tanta atenção quando chegou ao clube, que logo foi alçado ao time da Fares Lopes de 2016, sendo titular em boa parte da campanha e atuando em todas as 6 partidas.

Como coringa, jogou 9 jogos no Campeonato Cearense Sub-20 e marcou 1 gol. Fez 3 partidas na Fares Lopes desse ano, e foi convocado para a Seleção Cearense Sub-20, onde atuou nas 2 partidas. Taticamente inteligente, Sergio joga tanto de lateral-esquerdo, como de volante, tem bom passe, se movimenta bem e tem boa leitura de jogo.

DENIS (ATACANTE)
Quem acompanha as nossas bases certamente já ouviu no nome de Denis. Esse centroavante piauiense de 20 anos foi o autor do gol solitário da campanha do clube na última Copa São Paulo. Se apresentou a equipe sub-20 já com o Campeonato Cearense da categoria em andamento e marcou 9 gols nos 11 jogos que disputou, deixando um gol marcado em cada fase de mata-mata da competição.

Atuou na Fares Lopes, marcando 1 gol nas 5 partidas jogadas. Alto (1,86 m) e de boa presença na área, Denis chamou a atenção na Copa São Paulo de 2016, quando marcou 6 gols em 3 partidas pelo Sabiá-MA. Foi parar no Flamengo-RJ, mas problemas na documentação fizeram o Fortaleza trazê-lo na última temporada. 

Por Luca Laprovitera