Primeira Fase do estadual chega a seu último dia quase definida ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Primeira Fase do estadual chega a seu último dia quase definida

Postado por Luca Laprovitera às 02:17:00 domingo, 25 de fevereiro de 2018
Bruno Melo se prepara para bater pênalti contra o Maranguape
(Foto: Assessoria/FortalezaEC)
A Primeira Fase do Campeonato Cearense 2018 chega ao fim nesse domingo, 25 de fevereiro, já praticamente toda definida. Os seis classificados já são conhecidos desde a rodada anterior, um dos rebaixados também, o outro foi definido nesse sábado e até mesmo o campeonato do interior já tem dono.

Fortaleza e Ferroviário se enfrentam às 17 horas, no Estádio Presidente Vargas, para saber quem termina essa fase na liderança. Com um jogo a mais, o Ceará que venceu o Tiradentes nesse sábado por 3x1, no PV, é o líder com 19 pontos. Se o Clássico das Cores tiver vencedor, a equipe que sair com resultado positivo termina na liderança. Em caso de empate, o Ceará só perde a liderança em caso de 4x4 ou mais, já que tem o mesmo saldo do Fortaleza, mas tem 22 gols, contra 19 do Leão e venceu no confronto direto. 

A rodada final já teve duas partidas, com o Floresta empatando em 1x1 contra o Uniclinic, no Estádio Domingão, em Horizonte, e o já citado 3x1 do Ceará contra o agora rebaixado Tiradentes, no PV. Nesse domingo, apenas a liderança estará em jogo e as três partidas serão disputadas às 17 horas. Fortaleza e Ferroviário, no PV; Iguatu e Guarani de Juazeiro no Morenão, em Iguatu; Horizonte e o também rebaixado Maranguape, no Domingão, encerram a Primeira Fase.

Fortaleza, Ceará, Ferroviário, Floresta, Iguatu e Uniclinic estão classificados para a Segunda Fase, sendo o Iguatu campeão da Taça Padre Cícero que premia o melhor time do interior do estado. Tiradentes e Maranguape estão rebaixados para a Segunda Divisão Cearense de 2019, e assim como o Horizonte não jogam mais nessa temporada, caso não decidem jogar a Fares Lopes no Segundo Semestre, já o Guarani de Juazeiro irá jogar à Série D do Brasileiro que começará no dia 22 de abril.

Classificação do momento (Imagem: Site Oficial FortalezaEC)
Na Segunda Fase, o líder da Primeira Fase terá mando de campo contra o 2º, 3ª e 4º lugares, porém como o Fortaleza teve o mando no primeiro jogo, o mando será invertido e o Ceará será o mandante, seguindo as mesmas regras, com o mando oficial da FCF e renda dividida, com sócios de ambos os clubes entrando, mas o banco do mandante, os setores Premium e Especial para o clube alvinegro. Com isso, a ordem pode ser alterada.

As duas fases iniciais (Primeira e Segunda Fase) podem servir como desempate mais na frente. O time que houver melhor campanha na semifinal do Campeonato Cearense leva a vantagem de dois resultados (sem regra de gol fora de casa). Além disso, as fases iniciais podem também ser critério de desempate na final. Em caso de dois resultados iguais na grande decisão, o primeiro critério de desempate é a pontuação nos dois jogos da semifinal, o segundo é o saldo de gols, e o terceiro é a campanha geral em todo campeonato estadual.

Por Luca Laprovitera