Início arrasador, oscilação e liderança garantida: o ótimo primeiro turno do Fortaleza ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

sábado, 4 de agosto de 2018

Início arrasador, oscilação e liderança garantida: o ótimo primeiro turno do Fortaleza

Postado por Ricatdo Tavares jor90 às 20:00:00 sábado, 4 de agosto de 2018

                                     
Marcinho comemora seu primeiro gol com a camisa do Fortaleza

Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC



Depois de 19 rodadas, o turno de ida da Série B do Campeonato Brasileiro teve seu desfecho neste sábado (4). E para alegria do torcedor do Fortaleza, a primeira metade da competição terminou da melhor maneira possível.  Com a vitória sobre o Coritiba/PR por 2 a 1 na  Arena Castelão, o tricolor de aço chegou aos 37 pontos, abrindo uma pequena vantagem na liderança. De quebra, o leão conquistou o "título" de melhor mandante do primeiro turno, com 22 pontos conquistados.

Quem assistiu o Fortaleza nas primeiras oito rodadas da Série B, certamente se empolgou com o time comandado por Rogério Ceni. Com seis vitórias e dois empates, o tricolor de aço disparou na liderança do certame. Com o quarteto Dodô, Edinho, Osvaldo e Gustavo, o Fortaleza parecia soberano em sua volta a segunda divisão. O clube chegou a ter o melhor início de campanha da história  da Série B.

Porém, nem só de alegria viveu o torcedor tricolor nesse primeiro turno. Após a saída do atacante Osvaldo, contratado pelo Buriram United, da Tailândia, desde fevereiro, o tricolor começou a demonstrar que precisava ter mais peças de qualidade no elenco. Além de Osvaldo, o Fortaleza ainda perdeu na metade da campanha o meia-atacante Edinho, vendido para o Atlético-MG e o artilheiro Gustavo, com uma fratura no braço.

As saídas de seus principais jogadores foi o bastante para que o tricolor começasse a oscilar no torneio. Se no ínicio era tudo perfeito, as preocupações apareceram nas rodadas posteriores.

Dos últimos 30 pontos disputados pelo leão, o time conquistou apenas 14. Pouco menos de 50% de aproveitamento e muito distante dos 90% em que o líder da Série B chegou a conquistar.

O Campeonato Brasileiro é uma competição longa. A oscilação é algo normal, tanto para o time que está em cima da tabela, como para quem está na parte de baixo. O fato é que o Fortaleza precisava reforçar o elenco, e as contratações dos atacantes Marcinho, Ederson e Getterson, além do meia Nenê Bonilha, ajudaram a melhorar o futebol do tricolor dentro de campo.

Se em alguma parte do campeonato o ataque deixou a desejar, o sistema defensivo do leão foi praticamente perfeito. Além de ter a melhor defesa, jogadores como Diego Jussani, Adalberto, Ligger, Leonan, Bruno Melo e Tinga, também ajudaram a resolver partidas no setor ofensivo.

Apesar da oscilação, o Fortaleza conseguiu se manter  líder do campeonato desde a quinta rodada. O tricolor de aço é o único clube que esteve presente no G4 da competição desde o início. 

E se dentro de campo o Fortaleza foi a melhor equipe do primeiro turno, fora dele a torcida deu show. Com média de mais de 20 mil torcedores por partida, o torcedor do leão foi o líder de ranking da competição.

No geral, a campanha do Fortaleza até aqui pode ser considerada como ótima. Na metade da competição, o time dar mostras que escapará do rebaixamento com sobras e já garantiu mais de 50% dos pontos que uma equipe necessita para conquistar o acesso.

A regularidade da defesa, a supremacia como mandante, a boa campanha como visitante e um dos melhores ataques. Veja os números do Fortaleza no primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro 2018:


             
                  Foto: FCO Fontenele

Em 19 jogos, o Fortaleza venceu 11 partidas, empatou 4 e perdeu 4. O tricolor de aço terminou o primeiro turno com 37 pontos e na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. O leão obteve 64,9% de aproveitamento.


                   
            
            Foto: Mateus Dantas/O Povo


Em 19 partidas, o Fortaleza marcou 28 gols, sendo o segundo melhor ataque da competição. Durante a campanha do primeiro turno, o tricolor só não balançou a rede em quatro oportunidades.

Com seis gols, Gustavo é o artilheiro do Fortaleza na Série B é um dos goleadores da competição.


           
                   Foto: Fortaleza EC

A defesa do Fortaleza foi a menos vazada do primeiro turno com apenas 13 gols sofridos. Além disso, em nove partidas o leao saiu de campo sem ter sua meta vazada.


           


Com a vitória contra o Coritiba, o Fortaleza teve a  melhor campanha como mandante do primeiro turno. Em 10 jogos o leão venceu sete (Guarani/SP, CRB/AL, Criciúma/SC, Sampaio Corrêa/MA Goiás/GO, Brasil de Pelotas/RS e Coritiba/PR) e empatou uma e perdeu apenas duas, conquistando 22 pontos.


         
    Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC


Um dos fatores que ajudaram ao Fortaleza a ser o líder da Serie B, foi a boa campanha fora de casa. Longe de seus domínios, o leão realizou nove partidas e conquistou 15 pontos.

Como visitante, o time de Rogério Ceni venceu 4 jogos (Boa Esporte/MG, Figueirense/SC, Paysandu/PA e Juventude/RS e empatpe três (Londrina/PR, Vila Nova/GO e CSA/AL.

         
         Foto: Mateus Dantas/O Povo

O Fortaleza foi disparado o lider em média de público na Série B do Campeonato Brasileiro. Com público superior aos 35 mil pagantes na partida contra o Coritiba,  tricolor teve média de mais de 22 mil torcedores por partida.


Por: Ricardo Tavares
Twitter: @ricardo1tavares
Email: ricardotavarescbf@gmail.com