Instagram do Fortaleza está entre os 25 de maior interação das Américas ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Instagram do Fortaleza está entre os 25 de maior interação das Américas

Postado por Luca Laprovitera às 14:56:00 terça-feira, 14 de agosto de 2018

O Instagram oficial do Fortaleza Esporte Clube apareceu na lista do Deportes & Finanzas, site espanhol especializado em gestão esportiva dos 25 clubes de futebol com maior interação no Instagram no mês de julho. 

Catorze clubes brasileiros aparecem na lista, sendo o Leão justamente o 14º, sendo o 2º das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, atrás apenas do Bahia. O Bora Leão procurou o atual Gerente de Marketing do Tricolor de Aço, Márcio Persivo para falar sobre o feito e um pouco do futuro das mídias sociais do clube:
Atual Gerente de Marketing, Márcio Persivo
assumiu a função no fim de janeiro. (Foto: Arquivo Pessoal)
BORA LEÃO: Qual a importância de estar nessa lista dos 25 melhores?
MÁRCIO PERSIVO: Do ponto de vista mercadológico e comercial, estar nessa lista reforça, para nossos patrocinadores atuais e potenciais, o apelo e o poder midiático que o Fortaleza possui. Principalmente, no momento que vive e pela presença do Rogério Ceni. É inegável o quanto ele potencializou a visibilidade do clube.

O segundo ponto é que o ranking constata aquilo que já sabemos: a torcida ama o clube e sempre se faz presente, seja dentro ou fora de campo.

E por último, mas que possui um valor mais interno é servir como sinalizador positivo para o trabalho que vem sendo realizado pela equipe.

BORA LEÃO: A que se deve esse feito?
MÁRCIO PERSIVO: É um pouco do que falei anteriormente. A junção entre o excelente momento vivido dentro e fora de campo, um treinador que possui uma reputação e uma legião de fãs enorme e uma comunicação que conseguiu se conectar com os torcedores e passou a entregar, na maioria das vezes, exatamente aquilo que eles desejam. Seja nos conteúdos ou nas informações ou até mesmo em transformar os feedbacks em novas ações e insights.

BORA LEÃO: Quais os ganhos de visibilidade com isso?
MÁRCIO PERSIVO: Facilita um pouco a tarefa de convencer um potencial patrocinador, pois trata-se de um argumento relevante nos dias de hoje. As empresas estão deixando de olhar apenas para quantidade e passando a buscar qualidade e, principalmente, engajamento. E esse ranking traz exatamente essa percepção. O torcedor do Fortaleza se destaca pelo envolvimento que tem com o clube. E repito. Seja dentro ou fora de campo.

E não é apenas no Instagram. Nos dois últimos relatórios que recebemos da Caixa somos o 2º clube em engajamento por torcedor. Ou seja, são os números e as empresas comprovando a força dessa combinação torcida e Fortaleza.

BORA LEÃO: O que fazer para se manter ou até mesmo crescer na lista?
MÁRCIO PERSIVOO fator campo é fundamental, mas não é só ele que irá fazer os números crescerem e se sustentarem. Acredito que precisamos continuar entendendo e ouvindo o torcedor para sermos cada vez mais assertivos nos conteúdos produzidos e nas informações passadas. Acredito muito na troca "O Fortaleza produz, a torcida se engaja. A torcida produz e o Fortaleza multiplica".

Lista do Deportes & Finanzas
CONFIRA A LISTA DOS 25 MELHORES CLASSIFICADOS
Flamengo-RJ 
2º Boca Juniors (Argentina)
Corinthians-SP
4º River Plate (Argentina)
5º América (México)
São Paulo-SP
Vasco da Gama-RJ
Santos-SP
Palmeiras-SP
10º Los Angeles Galaxy (Estados Unidos)
11º Fluminense-RJ
12º Cruzeiro-MG
13º Atlético-MG
14º Grêmio-RS
15º Independiente (Argentina)
16º Atlanta United (Estados Unidos)
17º Chivas Guadalajara (México)
18º Atlético Nacional (Colômbia)
19º Botafogo-RJ
20º Los Angeles FC (Estados Unidos)
21º Bahia-BA
22º Internacional-RS 
23º FORTALEZA
24º Universidad de Chile (Chile)
25º Colo-Colo (Chile)

Por Luca Laprovitera