2018: O ano de um Marketing campeão ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

2018: O ano de um Marketing campeão

Postado por Luca Laprovitera às 22:13:00 sexta-feira, 28 de dezembro de 2018
Membros do Marketing do Fortaleza com o técnico
Rogério Ceni, Marcelo Boeck e a taça da Série B
Pessoalmente, para mim é um orgulho escrever sobre o Marketing do Fortaleza uma matéria que exalta os feitos desse setor. Quando o clube resolveu dar uma mexida em sua comunicação em 2016, contratando a Delantero e em seguida trazendo Kauê Aguiar e esse que vos escreve, ter dado início, ter trabalhado e indicado alguns nomes dessa equipe é gratificante pelos ótimos profissionais que vemos e pelas amizades que lá ficaram. 

O objetivo é falar dos feitos do Marketing, destaques, evoluções e números desse setor que cresceu e conseguiu dividir atenções com o próprio time que em campo levava o título da Série B. Primeiramente vamos dar os nomes a essa galerinha do setor de Comunicação como um todo: Marcel Pinheiro (Diretor de Marketing), Márcio Persivo (Gerente de Marketing), Marcelo Bloc (Relações Públicas), Dudu Oliveira (Supervisor de Marketing), Thiago Cavalcante (Produtor de Eventos), André Barros (Diretor de Arte), Lucas Araújo (Diretor de Arte), Bruno Oliveira (Repórter - TV Leão), Paulo Matheus (Cinegrafista e Editor - TV Leão), Leonardo Moreira (Fotógrafo, Cinegrafista e Editor - TV Leão) e Fábio Marques (Assessor de Imprensa). Lembrando que em janeiro desse ano, o marketing também contou com Kauê Aguiar (Gerente de Marketing).

Então vamos ao que interessa que são os números e feitos do Marketing em 2018.

REDES SOCIAIS
Fortaleza foi o 10º clube das Américas em interações no Twitter
Além de crescimento em todas as redes, o Fortaleza também foi destaque nas interações, tendo virado inclusive matéria no Bora Leão (LEIA AQUI). Além dos destaques mensais pelo Deportes & Finanzas, o Leão ficou em 8º lugar entre todas as redes sociais em interações, sendo o 6º do Brasil e o 1º de fora do eixo Rio-São Paulo (VEJA AQUI).

Foram também 400 mil novos seguidores nas quatro principais redes sociais do clube (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube), entrando no Top 20 nacional digital. Veja os dados do Fortaleza a nível nacional nas redes sociais:

RANKING DIGITAL -> 22º (966.039) para 20º (1.368.597)
FACEBOOK -> 18º (626.145) para 17º (770.296)
TWITTER -> 22º (172.820) para 22º (214.215)
INSTAGRAM -> 19º (147.364) para 17º (313.680)
YOUTUBE -> 20º (19.710) para 14º (70.406)
Twitter do Fortaleza em tom de brincadeira
montando uma árvore de natal
Outra marca registrada das redes sociais do Fortaleza foram as brincadeiras. A atual gestão deu continuidade ao perfil mais descontraído e aliado a boa fase na temporada, o casamento foi perfeito. Todas as páginas tiveram um tom mais leve, especialmente o Twitter, com brincadeiras que fizeram o perfil mesmo sendo o 22º maior do país, por várias vezes estar entre os 30 de maior interação em todo continente americano.


YOUTUBE (TV LEÃO)

Rede social de maior crescimento em 2018, a TV Leão é um dos maiores orgulhos para mim. Ano passado a convite de Marcel Pinheiro e do na época presidente Luís Eduardo Girão para montar o projeto. Levei comigo Paulo Matheus e Bruno Oliveira que estão lá até hoje para compôr a equipe.

Depois de um toque mais jornalístico, a ideia em 2018 era algo mais interativo. Quando saí para focar na vinda para Portugal, indiquei Leonardo Medeiros justamente para isso. Com mais um câmera/editor, o canal teria mais vídeos e mais mobilidade, tornando mais viável a saída do informativo para o interativo. 

O canal cresceu, entregou os últimos episódios do Documentário do Acesso, novos quadros como o "Zona Mista", "Desafios" e o "Fala, Presidente!". Cresceu em qualidade e deixou mais leve o tom do "Bastidores", "Bate Papo Tricolor" e o "Identidade Tricolor", trazendo também os gols das partidas em ângulos únicos pelas lentes na altura do gramado. A final do Campeonato Cearense Sub-20 foi a primeira transmissão ao vivo do canal, em parceria com a FCF TV. 

O crescimento se viu também em visualizações, chegando o 12º canal de clubes mais visto do continente, o 9º do país e o 1º do Norte-Nordeste em novembro. Em um ano foram mais de 50 mil novos inscritos, celebrando incríveis 227% de crescimento, pulando de 5º do Norte-Nordeste para o 2º, atrás apenas do Sport e com crescimento para passar do Leão de Pernambuco em 2019.

PRESS KITS
Press Kit para o jogo contra o CSA
Os Press Kits foram adotados no início de 2017, inicialmente para a Copa do Nordeste. Porém, com a péssima campanha na competição, não foi levado para frente para a disputa da Série C. Com a boa fase na Série B, o material recebeu uma repaginada, abandonando o tom azul mais escuro e recebendo o branco da foto acima. A estreia foi com vitória fora de casa sobre o Paysandu e o release terminou a temporada e deverá voltar em 2019.

Em forma física, era distribuído para os profissionais da imprensa antes de todas as partidas e para os torcedores em alguns setores da Arena Castelão em jogos como mandante. Em forma virtual, todos poderiam fazer o download por meio do site oficial do clube. 

Para os que não sabem, o Press Kit é um panfleto informativo com dados e estatísticas do clube para auxiliar no trabalho da imprensa.

SITE OFICIAL

Outra novidade foi o novo site oficial. Depois de anos no modelo antigo, veio um novo site mais interativo, mais fácil de se navegar, com galeria de fotos para o torcedor. O site agora também é adaptável para dispositivos móveis. Claro, faltam algumas atualizações, mas a melhora foi enorme.

UMA RUMA CONTRA 3 (AÇÃO DE MARKETING)

No fim de agosto, o Fortaleza fez uma ação baseada em uma da Seleção Japonesa. Três atletas do time profissional fizeram um "racha" contra crianças de 4 a 10 anos de ambos os sexos. O valor era de R$ 160,00 - com direito a camisa personalizada, calção, meião e chuteira personalizada, para jogar contra Marcelo Boeck, Gustavo e Marlon (por lesão, Marcinho foi substituído), no Presidente Vargas. Resultado final? 1x0 para as crianças!

NÃO ABANDONE SEU MASCOTE / NOVO JUBA (AÇÃO DE MARKETING)
Novo visual do mascote Juba (Foto: Pedro Chaves)
Ação mais polêmica do ano e que contou com o apoio do Bora Leão, "Não Abandone Seu Mascote" começou no dia anterior a sua divulgação com comentários do nosso canal sobre o fim do mascote Juba. Muita confusão depois, pudemos oficializar que não passava de uma fake news do bem (LEIA AQUI) e o objetivo era conscientizar o torcedor contra o abandono de seus animais de estimação em parceria com a APA - Anjos da Proteção Animal. 

Aproveitando a ação, o Fortaleza também decidiu dar uma "guaribada" no visual do mascote Juba. A fantasia recebeu retoques e reformas, dando um ar mais simpático para agraciar as crianças tricolores.

SHOWS PRÉ-JOGO
Cantora Giselle Café antes do jogo contra o Juventude
Para aumentar a festa, também tivemos os shows pré-jogo como contra o Paysandu e Juventude. Nomes como o maestro Tiago Nogueira e a cantora Giselle Café se fizeram presentes em lindos momentos na Arena Castelão. Um dos momentos mais bonitos foi no jogo do Centenário quando o mosaico que você pode conferir no vídeo abaixo.

CORRIDA DO CENTENÁRIO

Depois de alguns anos, o Fortaleza voltou a organizar uma corrida de rua. Comandada por Fernando Elpídio da empresa Nova Letra, a mesma do "Pé na Carreira", com parceria com o Sócio Torcedor contou com auxílio e divulgação do Departamento de Marketing.

O sucesso foi tão grande que tem nova edição programada para 2019. 

LOJAS DA LEÃO 1918
Quiosque da Leão 1918 no North Shopping
Até o início do ano eram apenas duas lojas, uma no RioMar Kennedy e outra no Pici. Hoje são oito localidades entre lojas oficiais e quiosques, em Caucaia, Maracanaú e Fortaleza. O melhor ainda vem para 2019 com o lançamento da loja conceito que contará com serviços inéditos e será inaugurada na avenida Santos Dumont. Conheça mais da estrutura do Fortaleza CLICANDO AQUI.

LEÃO 1918 

Vamos começar pelo números. Foram mais de 15 mil produtos oficiais vendidos, 117 mil produtos licenciados, por 24 empresas diferentes e com mais de 1.500 opções deles. Esses são números apenas de 2018, de uma coleção que varia da camisa de jogo a sandália de ir a praia no fim de semana. 

Onde interessa ao torcedor foram várias novas camisas. Foram apresentados os seguintes uniformes: Tradição (Titular), Centenarium (Especial), L'eternité (Especial), além do especial L'eternité Salvino e Outubro Rosa de goleiros, o Seleção Brasileira na época da Copa do Mundo. Já no fim do ano veio a Glória (Reserva) e a Xodó para a Copa do Nordeste, já para 2019.

FAN FEST

Para jogo contra o Atlético-GO que garantiu o acesso, foi realizado o primeiro Fan Fest na esplanada da Arena Castelão. Com muita cerveja, uma praça de alimentação, presença do Juba e das Leoninas, além de atrações musicais. 

O torcedor compareceu em peso e comparou o acesso na mega estrutura preparada para o evento que tem tudo para acontecer novamente em 2019.

EVENTOS
Herbert Viana na festa do Centenário
Foram diversos eventos em 2018, lançamento de uniformes, centenário e outros eventos menores. Destaque para a festa do Centenário no Centro de Eventos com o lançamento da camisa L'eternité e show do Paralamas do Sucesso. 

No dia 18 de outubro, dia do centenário mesmo, a capital parou totalmente. No Pici, festa que teve direito até a palhinha do cantor Raimundo Fagner, enquanto isso na Praia de Iracema uma linda queima de fogos iluminava a capital. 

EXPOSIÇÃO NA MÍDIA
Fortaleza no site da revista Veja
A exposição na mídia foi recorde em 2018. Além de sempre lembrado em grandes canais esportivos como Fox Sports, ESPN e SporTv, o Fortaleza foi nome de várias matérias na temporada. Veja, Exame, Globo Esporte, Folha de São Paulo, Uol, Máquina do Esporte, Carta Capital, El País, Huff Post, Estadão, Jovem Pan, Trivela e até mesmo o espanhol "Fútbol y Progrezo" deram espaço ao Leão nesse ano. Outros vários sites, jornais, emissoras de rádio e TV, do Brasil e do mundo noticiaram o clube por seus feitos, pelo técnico Rogério Ceni ou pelo show da torcida na arquibancada com suas festas, mosaicos e bandeirões.

TOUR DA TAÇA

Outra grande ação foi o "Tour da Taça" que percorreu a capital em shoppings e pontos de interesse para torcedores ficarem pertinho do troféu mais desejo e mais importante da história do Fortaleza Esporte Clube. A taça foi exposta no Pici, alguns colégios, instituições como o Hemoce e shoppings da capital e região metropolitana.

COPOS COLECIONÁVEIS

Durante toda a Série B, os torcedores puderam colecionar os copos especiais de cada partida. Durante o Centenário copos com datas e nomes importantes como Alcides Santos e ídolos do passado foram comercializados para o agrado do torcedor tricolor.

ÁLBUM DE FIGURINHAS

Para os colecionadores de plantão, o Álbum de Figurinhas era um desejo antigo. O sucesso foi tanto que torcedores reclamam que álbuns e figurinhas estão difíceis de se encontrar. Lançado no meio de dezembro, torcedores já até se reúnem pontos da capital para fazerem trocas.

SÓCIO TORCEDOR

Antes mesmo de 2018 começar, o Fortaleza apresentou duas novas modalidades de Sócio, o "Leão pelo Brasil" e o "Leão de Interior" para contemplar os torcedores que viviam longe da capital. Logo no começo do ano o clube começou a fazer eventos em cidades do interior para fazer novos sócios, percorrendo várias cidades durante o ano, levando a estrutura do Sócio Torcedor, Leoninas e em algumas oportunidades atletas do equipe.

Foram feitos comerciais para televisão e web, que em conjunto com a boa fase fizeram novamente o Sócio alavancar de 18 mil para 28 mil (com o encerramento de alguns contratos são hoje 25.728 sócios) durante a temporada, um crescimento de 300%, gerando mais de R$ 6,5 milhões aos cofres do Tricolor, maior patrocinador do ano.

ROGÉRIO CENI

Nunca uma imagem foi tão explorada como do técnico Rogério Ceni. O treinador foi exaltado toda a temporada, foi símbolo e assunto de muitas das exposições do Fortaleza na mídia, inclusive algumas inserções pagas direcionadas aos torcedores do São Paulo em seguirem as páginas de redes sociais. 

Ceni virou camisa (ainda em 2017), mas também foi assunto durante todo ano. A renovação abre margem para mais um ano de exímia oportunidade para explorar o nome e marca Rogério Ceni.

MARKETING PREMIADO

O ano também foi premiado para o Marketing Tricolor. Em maio, o comercial "Não vai ter frango", feito ainda em 2017 para anunciar a renovação do goleiro Marcelo Boeck venceu o prêmio regional da SBT e em julho venceu o Profissionais do Ano de Comercial regional da Rede Globo. 

Esse mês, o Marketing concorreu em duas categorias no Brand Bola Awards, votação anual feita pelo site Brand Bola. O Gerente de Marketing Márcio Persivo concorreu como Profissional de Marketing no ano e a ação "Não Abandone Seu Mascote" concorreu como melhor Ação de Marketing. Persivo foi o vencedor entre os profissionais do marketing, batendo nomes do Sul-Sudeste do país. 

O QUE ESPERAR PARA 2019?

2019 também promete ser recheado com o retorno para a Série A depois de treze de ausência. Novas camisas, novos produtos, novas lojas, a revista Leão 1918, o livro dos 100 do clube em parceria com o jornal O Povo, uma exposição interativa e inédita, além da segunda parte do filme "Meu Tricolor de Aço" (que não foi falado aqui por ser um projeto paralelo apoiado pelo clube), e muitos conteúdos exclusivos que com o apoio do torcedor tornará o Fortaleza um clube cada vez mais comunicativo e moderno. Por fim, deixamos o Reel do clube em 2018 produzido pela TV Leão.


Por Luca Laprovitera