Retrospectiva 2018 ~ Bora Leão
Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

domingo, 30 de dezembro de 2018

Retrospectiva 2018

Postado por Luca Laprovitera às 20:38:00 domingo, 30 de dezembro de 2018

2018 está chegando ao fim e era difícil imaginar que o ano do centenário, tão esperado, seria inesquecível como foi. Depois de oito longos anos sofrendo no inferno da Série C, o Fortaleza deu a volta por cima retornando a Série A conquistando o maior título da história do nosso estado, o de campeão da Série B.

Decidimos então listar 22 momentos marcantes da temporada que ficará para sempre guardada na mente e no coração de cada tricolor. 

14/11/2017 - Rogério Ceni chegou
O bom do futebol é que as temporadas começam antes do ano em si. Depois de alguns dias de conversa e interesse, o Fortaleza anunciou a contratação de Rogério Ceni como técnico no dia 10 de novembro. Quatro dias depois o treinador chegou na cidade para sua apresentação ao torcedor. A primeira entrevista foi transmitida ao vivo pela TV Leão, em pleno Beach Park Resort, em Aquiraz, onde Rogério ficou hospedado. 

13/12/2017 - Gustavo é contratado

Artilheiro do Brasil em 2018, o centroavante Gustavo foi oficializado no dia 13 de dezembro. Foram 30 gols na temporada e muita alegria veio da cabeça e dos pés do atacante que também foi artilheiro do Campeonato Cearense.

26/12/2017 - Começa a pré-temporada

A pré-temporada começou no dia seguinte ao Natal. Vinte e dois atletas participaram do primeiro treino comandado por Rogério Ceni, no Centro de Treinamento Ribamar Bezerra. Apenas cinco desses atletas não fariam parte do elenco campeão da Série B no fim dessa temporada.

06/01 - Fortaleza 6x0 Juazeiro 

O primeiro teste da equipe foi logo no dia 6 de janeiro, no CT Ribamar Bezerra. O amistoso apenas para imprensa contra o Juazeiro. Vitória tricolor por 6x0 com gols de Vitor Jacaré, Diego Jussani, Gustavo, Germán Pacheco, Paulo Sérgio e Wesley.

13/01 - Gama/DF 0x3 Fortaleza

O primeiro confronto que o torcedor conseguiu assistir mesmo foi o amistoso contra o Gama, no Bezerrão. O Leão não tomou conhecimento e aplicou 3x0 no time candango com gol contra do goleiro Victor Brasil e gols de Gustavo e Paulo Sérgio. O SporTV transmitiu a partida para todo o país.

17/01 - Uniclinic 0x4 Fortaleza

A estreia oficial veio no Campeonato Cearense e com show de Gustavo que marcou os quatro gols da partida. O estádio Presidente Vargas via o prenúncio do que seria uma grande temporada.

04/02 - Fortaleza 0x2 Ceará

Nem tudo foram flores na temporada. O primeiro Clássico Rei não foi bom e o Leão foi derrotado por 2x0, na Arena Castelão. O Fortaleza reclamou bastante da arbitragem, em especial da (injusta) expulsão de Gustavo.

18/02 - Osvaldo é contratado

Na metade de fevereiro o Fortaleza confirmou o retorno do atacante Osvaldo, que retornava ao clube após 9 anos, para atuar por 3 meses. 

01/04 - Floresta 1x3 Fortaleza

Depois de vencer a partida da semifinal de ida por 3x1, o Fortaleza repetiu o placar sobre o Floresta, no Presidente Vargas. O resultado levou o Leão para a final do estadual e classificou o clube para a Copa do Nordeste e para a Copa do Brasil de 2019. Edinho, Felipe e Bruno Melo marcaram os gols do Leão.

08/04 - Fortaleza 1x2 Ceará

O Leão havia perdido a primeira final por 2x1, mas não conseguiu reverter o resultado e perdeu novamente por 2x1 para o arqui-rival na decisão do estadual. Adalberto marcou o gol tricolor já no fim da partida.

13/04 - Fortaleza 2x1 Guarani-SP 

Depois de nove anos, o Fortaleza voltava a atuar uma partida de Série B. A estreia foi sofrida, mas o sorriso no fim da partida é típico da superação tricolor. Tinga marcou o primeiro gol e Gustavo com gol de falta no último lance do jogo deram a vitória para o Leão sobre o Bugre.

12/05 - Fortaleza 3x0 Goiás-GO e Despedida de Osvaldo

A torcida até cantou "Fica, Osvaldo", mas não foi dessa vez. O atacante Osvaldo ajudou bastante com 2 gols e 2 assistências em 14 jogos nessa passagem pelo Leão. Em campo, vitória por 3x0 sobre o Goiás em grande atuação do tricolor. Ligger, Gustavo e Dodô marcaram os gols da vitória.

02/06 - Fortaleza 1x0 Sampaio Corrêa-MA 

Jogo com homenagem para a Seleção Brasileira em forma de mosaico e no uniforme do Fortaleza. Em campo, atuação digna de época de Copa apesar do placar magro. Com gol de Gustavo, o Leão saiu vencedor da partida.

28/07 - Juventude-RS 0x3 Fortaleza

Sem Gustavo lesionado e em má fase, o Fortaleza tinha difícil jogo contra o Juventude, algoz do acesso em 2016. A partida marcava também a estreia do centroavante Ederson que fez bonito dando assistência para gol de Adalberto e marcando o seu. No fimzinho, Getterson definiu o placar, 3x0.

11/08 - Guarani-SP 2x3 Fortaleza

Depois dessa partida, acredito que todo tricolor teve certeza do acesso. Depois de sair perdendo por 2x0 no primeiro tempo, o Leão reagiu no seu melhor estilo, e virou o jogo. Com gols de Felipe, Gustavo e Marcinho aos 48 do 2º tempo dando a vitória ao Tricolor.

18/10 - Dia do Centenário

Festa no Pici, queima de fogos na Praia de Iracema, uma cidade mobilizada na comemoração dos 100 anos do Fortaleza Esporte Clube e muito amor do seu torcedor.

20/10 - Fortaleza 1x0 Paysandu-PA

Maior público do estado no ano (ao lado do jogo contra o Juventude), mais de 57 mil torcedores lotaram a Arena Castelão dois dias após o Centenário. Teve mosaico, teve "Fortaleza Eterno Amor" sendo cantado por todo estádio, teve narração emocionada de Gustavo Villani na SporTV e gol de Gustavo no último minuto de jogo.

03/11 - Atlético-GO 1x2 Fortaleza

Foi no início de novembro que finalmente pudemos comemorar o retorno para a Série A. Com gols de Gustavo e mais uma vez Bruno Melo fazendo gol de acesso. Doze anos depois, o Fortaleza voltava a elite nacional.

10/11 - Avaí-SC 0x1 Fortaleza

Uma semana depois do acesso veio o título da Série B. Rodolfo Bardella em contra-ataque mortal aos 49 do 2º tempo levou a taça para o Pici em plena Ressacada. O Fortaleza finalmente levantava um título nacional.

15/11 - Fortaleza 4x1 Juventude-RS

Assim como contra o Paysandu, o jogo contra o Juventude superou as 57 mil pessoas e as duas partidas dividiram o maior público do ano no estado. Festa da torcida, mosaico exuberante e partida excepcional no Castelão. Dois gols de Gustavo e dois gols de Marlon levaram o torcedor a loucura no jogo que o time levantou a taça da Série B.

23/11 - Coritiba-PR 1x0 Fortaleza

Foi no dia 23 de novembro que terminou oficialmente a temporada do Fortaleza. Apesar da derrota, o Leão fez bom jogo com um time reserva, em Curitiba. 

30/11 - Rogério Ceni renova para 2019

Para terminar 2018, o Leão confirmou a renovação do técnico Rogério Ceni para 2019. E você torcedor? O que espera para o próximo ano?

RETROSPECTIVA 2018 DA TV LEÃO

Por Luca Laprovitera